INFLUÊNCIA DO SOFTWARE DE PAUSA NOS SINTOMAS DE DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES EM TRABALHADORES DE ESCRITÓRIO

Vitória Regina de Morais Cardoso Rodrigues, Alessandra Faleiros Silveira, Luciana de Araújo Mendes Silva, Cristiane Contato Rosa, Marisa Afonso Andrade Brunheroti, Rui José Gomes de Pinho Santiago, Paulo Roberto Veiga Quemelo

Resumo


Introdução: O uso contínuo do computador, com repetição excessiva de tarefas, posturas estáticas inadequadas e prolongadas estão associadas com a ocorrência dos distúrbios osteomusculares e prejuízo na qualidade de vida. As tecnologias de informação, como software de pausa tem sido uma estratégia de intervenção utilizada para reduzir o trabalho estático, inserir pausas na atividade de trabalho e alongamentos musculares para prevenir os distúrbios osteomusculares e prover cuidado com a saúde. Objetivo: Verificar o efeito do Postural Awareness Software (PAS) na prevalência de sintomas de distúrbios osteomusculares em trabalhadores de escritório. Método: Estudo quantitativo e experimental, realizado em duas empresas de médio porte no estado de Minas Gerais. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade de Franca - UNIFRAN. Vinte e nove trabalhadores participaram do estudo, sendo distribuídos aleatoriamente em dois grupos: grupo controle (N=15), que não foram submetidos a nenhuma intervenção e grupo intervencional (N=14) submetidos ao protocolo de intervenção com o software (PAS). A intervenção ocorreu com os usuários de computador, a cada 60 minutos o aviso na tela do próprio computador foi disponibilizado para ocorrer a pausa na atividade de trabalho e alongamentos musculares com correção da postura, durante oito semanas. A avaliação dos sintomas dos distúrbios osteomusculares ocorreu através do Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares pré e pós intervenção. Após oito semanas de intervenção foi avaliado o nível de satisfação com o uso do software utilizando um questionário baseado na escala likert de 5 pontos. Para analisar a comparação entre os grupos, bem como as fases pré e pós intervenção foi aplicado o teste Qui-Quadrado ou de Fisher dependendo da natureza dos dados. O nível de significância adotado foi de p≤ 0,05. Resultados: Os trabalhadores do grupo controle apresentaram média de idade de 31,9±9,1 anos com tempo na função de 45,7±35,7 meses e o grupo intervencional com 30±8,2 anos e tempo na função de 68,2±66,4 meses. Na avaliação pré aplicação do software doze trabalhadores do grupo intervencional apresentaram sintomas osteomuscular e após a aplicação do software apenas oito continuaram apresentar algum sintoma, porém esse resultado não foiestatisticamente significativo (p=0,20). Entretanto, nove (64,29%) dos 14 participantes relataram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a utilização do software. Considerações Finais: O software de pausa foi satisfatório para a maioria dos trabalhadores, porém, não foi eficaz na redução de sintomas de distúrbio osteomusculares em trabalhadores de escritório.

Palavras-chave: Transtornos Traumáticos Cumulativos; Programas Informáticos; Equilíbrio Postural; Exercícios de Alongamento Muscular; Trabalhadores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.