PIBID COMO PROMOTOR DA SAÚDE DO ESTUDANTE: ‘Bullyng’ em ambiente escolar

Eliane Fraga da Silveira, Viviane de Lima Cezar, Eduardo Gustavo Port Fagundes, Maria Isabel Morgan-Martins

Resumo


Introdução: No ambiente escolar, as vítimas de ‘bullying’ apresentam inúmeras consequências, estas estão diretamente relacionadas de como recebem as agressões e de como reagem em relação a seus agressores. Como resultado a vítima pode apresentar desinteresse pela escola, déficit de concentração e aprendizagem, queda do rendimento escolar e finalizando com a evasão escolar. Objetivo: Este estudo teve como escopo verificar o conhecimento sobre ‘Bullying’ e ‘Cyberbullying’ no ambiente escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Edgar Fontoura, município de Canoas, RS. Método: Foi realizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no 8° ano com 34 alunos. Inicialmente foi aplicado um questionário para avaliar conhecimento prévio dos estudantes sobre tema. Após foi apresentado o filme ‘Cyberbully’ (filme estadunidense de 2011 e dirigido por Charles Binamé) seguido por uma discussão e questionamentos abordando, como por exemplo, se eles vivenciaram algum acontecimento parecido ao relatado no filme; se no cotidiano costuma acontecer algum ato de ‘Bullying’ e/ou ‘Cyberbullying’. Posteriormente, foi realizada a confecção de placas com frases ‘antibullying’, seguido das ‘hashtags’ ‘Cyberbullying’ e ‘Bullying’. Resultados: O tema ‘Bullying’ é conhecido por todos os alunos da turma, em relação aos locais que já ouviram falar, 88% disseram ter aprendido sobre a temática na escola, mostrando que os docentes da escola abordam este tema. Sobre saber o significado da palavra, 92% dos alunos afirmaram saber o conceito e utilizaram os seguintes verbos em suas respostas: ofender, discriminar, agredir (verbal e fisicamente), insultar, apelidar. Ao descrever o agressor, os alunos usaram os termos ‘preconceito’, ‘covardia’, ‘maldade’, ‘desrespeito’ e ‘prazer ao praticar tal ato’. Sobre ‘cyberbullying’ 82% dos discentes afirmaram já ter ouvido falar. Ao contrário do ‘bullying’, a escola ficou com apenas 24% como local onde ouviram falar sobre ‘cyberbullying’ e apenas 12 alunos aprenderam sobre o tema na instituição de ensino. A construção das ‘placas antibullying’, permitiu que os alunos refletissem sobre a prática de ‘bullying’ e ‘cyberbullying’, elaborando frases como: ‘Bullying não é show para ter plateia!’, ‘Bullying não leva em nada, só traz mágoas!’ ‘Parem com isso!’, ‘Pare com o Bullying, pare com o preconceito e faça o mundo mais perfeito!’. Considerações finais: No ambiente escolar é importante inserir a aprendizagem não apenas dos conteúdos, mas também de atitudes necessárias para a uma vida saudável tais como: cooperação, ação positiva para a resolução de conflitos e problemas e aprender a conviver e respeitar as diferenças. Diretores, professores e pais devem estar atentos para atitudes de agressão, pois isso prejudica o desenvolvimento fazendo com que as vítimas fiquem mais sujeitas a apresentarem posturas menos ativas diante dos problemas. O ‘bullying’ se apresenta de várias formas em cada situação e sua prevenção entre estudantes constitui em uma medida de saúde do escolar para proporcionar o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes habilitando-os para uma convivência social sadia e segura.
Palavras-chave: Saúde escolar; Jovens; Adolescentes; Desenvolvimento Humano.

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