PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PRIVADAS SOBRE A ESCOLA SAUDÁVEL

Gehysa Guimarães Alves, Guilherme Arossi, Ana Pujol, Nádia Schröder, Claudio Schubert, Dóris Cristina Geldrat, Aline Groff Vivian

Resumo


Introdução: A escola saudável busca fortalecer a qualidade de vida da comunidade escolar a partir de ações desenvolvidas no ambiente escolar. Procura desenvolver habilidades individuais capazes de possibilitar que as pessoas possam utilizar todo o seu potencial para realizarem escolhas mais saudáveis de vida. Para tanto, este ambiente deve oferecer ferramentas que possam ser utilizadas para promover a saúde e um estilo de vida que valorize o cuidado com o planeta, com as pessoas e a distribuição justa de recursos. Objetivo: Conhecer a percepção de professores de ensino médio e fundamental sobre escola saudável. Método: Foi desenvolvido um estudo qualitativo e descritivo. Os sujeitos de pesquisa foram 91 professores de oito escolas privadas do Rio Grande do Sul e duas de Goiânia. A pergunta norteadora foi: “o que é escola saudável?”. O instrumento foi autoaplicável e, após seu preenchimento, foi devolvido ao responsável pela pesquisa, na escola, em envelope sem identificação. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo temática. Resultados: Dos 91 professores, 13 não responderam a esta questão; 34 referiram que a escola saudável é aquela que privilegia o diálogo, o bom relacionamento interpessoal, o respeito e as parcerias; 12 que o espaço físico deve ser potencializador da saúde; 10 que incentiva a alimentação saudável; 9 que tem consciência ecológica; 7 que tem qualidade de ensino (remuneração e qualificação dos professores); 4 que tem ordem e disciplina e 2 que desenvolve atividade física. Para eles, a escola saudável promove um ambiente saudável, com pessoas mais satisfeitas e felizes e com relações positivas que favorecem o aprendizado. Apesar de ter sido grande o número de professores que não responderam a essa questão, a maioria dos entrevistados referiram que a escola saudável promove um ambiente tranquilo, respeitoso, de bom relacionamento interpessoal, que favorece o aprendizado e o desenvolvimento de hábitos saudáveis. No entanto, para que isso possa ser desenvolvido, necessita de professores qualificados, saudáveis emocionalmente, autônomos e criativos, já que eles são referência para os alunos e podem estimular seu desenvolvimento integral. Considerações finais: Para que se construa uma escola saudável é preciso que os professores conheçam sua proposta; observem o ambiente escolar, percebendo os riscos que este ambiente coloca para a saúde; proponham ações promotoras da saúde e se coloquem ao lado de alunos e funcionários na luta por um ambiente escolar mais protetor e saudável. Devem possibilitar o diálogo, a reflexão crítica e criativa e o desenvolvimento de relações solidárias, o que potencializa a formação de alianças e lideranças positivas. Isto auxilia no desenvolvimento de estratégias que incidem de forma positiva na vida de crianças e adolescentes e de toda a comunidade escolar.
Palavras-chave: Escola Promotora da Saúde; Saúde do Escolar; Escola Saudável; Saúde da Criança e do Adolescente.

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