UMA REFLEXÃO SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Letícia Borfe, Carlos Ferreira Hoehr, Cláudia Daniela Barbian, Priscila Tatiana da Silva, Miria Suzana Burgos

Resumo


Introdução: A Educação Física escolar pode ser empregada como um importante instrumento para a promoção da saúde, intervindo de maneira efetiva no desenvolvimento de uma cultura de estilo de vida saudável. A escola é ambiente favorável para a educação em saúde e a Educação Física é um importante componente curricular que aborda essa temática de forma lúdica e eficiente, incentivando os alunos a prática constante de atividades físicas, como fatores de motivação para uma vida saudável. Objetivo: Realizar uma reflexão teórica acerca da temática da promoção da saúde no contexto da Educação Física escolar. Método: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Pudmed, LILACS, SciELO e Google Acadêmico, referente a promoção da saúde no contexto escolar. Os descritores utilizados na busca dos artigos foram: promoção da saúde e Educação Física escolar. Foram incluídos no estudo apenas artigos referentes ao tema nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Através das informações encontradas foi possível dividir o estudo em 3 tópicos relevantes: “atividade física relacionada à promoção da saúde”, “a promoção da saúde na Educação Física escolar” e “promovendo a saúde no contexto escolar”. Foram encontrados 36 artigos, dos quais 27 foram selecionados, pois relatavam sobre a promoção da saúde no contexto da educação física escolar. Resultados: A pesquisa contribuiu para a identificação de que a escola é o ambiente ideal para a construção de conhecimentos relacionados à promoção da saúde, utilizando-se de temas para motivar o aprendizado e estimular os alunos à análise de informações relacionadas à saúde, para só então, aderir a práticas comportamentais de forma consciente e responsável. A disciplina de Educação Física propõe a todos os escolares, inclusive os menos favorecidos, a oportunidade de participar de atividades práticas que desenvolvam o desempenho motor e condicionamento físico, além do gosto pela prática destas atividades, buscando a plena formação social e física. Neste contexto, vale a pena ressaltar que as atividades desenvolvidas na infância e adolescência contribuem para o desenvolvimento de ações e práticas mais ativas na fase adulta. Embora, as estratégias de educação para a saúde mantêm o foco na prevenção e no controle de doenças, é importante ressaltar que o contexto escolar pode inferir na formação de atitudes saudáveis de vida, no desenvolvimento psicossocial, na saúde mental e em práticas mais efetivas com melhor aproveitamento do processo educativo. Considerações finais: A Educação Física escolar assume importante papel no desenvolvimento da cidadania, com ênfase nas condições
de saúde e estilo de vida atual, aumentando as possibilidades de conteúdos para esta área. Neste sentido, as políticas públicas educacionais e de saúde devem ser integradas e desenvolvidas com o intuito de oportunizar aos estudantes, um estilo de vida fisicamente ativo desde cedo, estimulando e reeducando assim os jovens para uma vida ativa, a partir da escola, por meio das aulas de Educação Física.
Palavras-chave: Educação em Saúde; Educação Física; Promoção da Saúde; Escolares.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.