AÇÕES PROMOCIONAIS À SAÚDE DO TRABALHADOR EM EMPRESAS DO SUL DO RIO GRANDE DO SUL

Daniela Inês Thier Roloff, Marta Regina Cezar-Vaz, Clarice Alves Bonow, Marlise Capa Verde Almeida de Mello, Andréia Martins do Couto, Tatiele Roehrs Gelati

Resumo


Introdução: A promoção à saúde nos ambientes de trabalho se caracteriza por políticas e atividades que ajudam empregadores e trabalhadores a aumentar o controle dos riscos e a melhorar a sua saúde, favorecendo a produtividade e competitividade das empresas e contribuindo para o desenvolvimento dos países. Nas empresas, tais ações podem ser realizadas pelos profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que promovem a saúde e protegem a integridade do trabalhador. As empresas propagam na mídia diversas ações realizadas em seus contextos institucionais, podendo serem relacionadas à saúde dos trabalhadores, supondo que as ações promocionais à saúde dentro das empresas extrapolam as ações prestadas pelos SESMTs. Objetivo: Identificar as ações de promoção à saúde de SESMTs de empresas e as propagadas pelas empresas em suas páginas oficiais na internet. Método: Qualitativo, exploratório e descritivo, com 34 profissionais da saúde e segurança do trabalho (oito enfermeiros, seis médicos, seis engenheiros, sete técnicos de enfermagem e sete técnicos de segurança) de SESMTs de sete empresas da Macrorregião Sul do RS. Os dados foram coletados por entrevistas, observações e levantamento documental, e analisados pela Análise de Conteúdo, com suporte teórico das cinco estratégias de promoção à saúde, descritas na Carta de Ottawa: políticas públicas saudáveis, ambientes favoráveis à saúde, reforço da ação comunitária, desenvolvimento de habilidades pessoais e reorientação dos serviços de saúde. O estudo teve aprovação do Comitê de Ética da FURG, parecer 172/2014. Resultados: Emergiram duas categorias, onde a unidade temática de cada uma foi constituída na ação de promoção à saúde, as unidades de contexto constituídas pelas estratégias e as unidades de registro pelos exemplos de atividades. A primeira categoria intitulada “Ações promocionais à saúde: relato dos profissionais” surgiu das falas dos profissionais e das observações do trabalho dos enfermeiros sobre as ações conjuntas realizadas, como Elaboração de Documentos Legais, Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho e Fiscalização e Vigilância nos Ambientes de Trabalho. A segunda categoria intitulada “Ações promocionais à saúde: comunicação pública das empresas” surgiu das informações de ações nas páginas oficiais das empresas na internet, como de Gestão Integrada, Desenvolvimento de Carreira, Responsabilidade Ambiental, Social e Econômica. Considerações finais: As ações analisadas pelas entrevistas, observações e levantamento documental foram relacionadas às cinco estratégias de promoção à saúde, demonstrando sua consolidação no âmbito das empresas, visto que as ações institucionais extrapolam o enfoque dado pelos SESMTs ao trabalhador e ao ambiente de trabalho.

Palavras-chave: Saúde do Trabalhador; Serviços de Saúde do Trabalhador; Enfermagem do Trabalho; Promoção da Saúde; Ambiente de Trabalho.


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