Jornada Acadêmica

O Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação - objetiva formar e qualificar pesquisadores da área da Educação e afins, desenvolvendo pesquisas e demais atividades acadêmicas que consagrem o diálogo entre as diversas perspectivas científicas e filosóficas, além de aprofundar os vínculos da reflexão sobre educação com o mundo da vida, formando pesquisadores para atuar na escola e nas mais diversas instâncias educativas da sociedade. Vem constituindo, assim, um campo de estudos e de proposições voltado para a problematização de ações e de processos educacionais, com especial olhar para as demandas regionais, que guardam vínculos com as nacionais e internacionais.

Entre os espaços formativos do PPGEdu encontra-se a Jornada Acadêmica (JA). Ela se constitui de encontros de interlocução entre pesquisadores e grupos de pesquisa e são organizadas anualmente por uma Comissão de Representação Discente, com apoio da Coordenação do Programa.

Nas dez edições até aqui realizadas os temas selecionados estiveram, de alguma forma, conectados com o momento político do país e com as demandas de pesquisa dos alunos, dos professores e dos demais integrantes da comunidade acadêmica.

Um lugar de encontros e de conversas, de pesquisa, de vida e de compartilhamento de percursos formativos com professores, alunos, egressos e comunidade acadêmica interna e externa. Nas salas de aulas, nos auditórios e nos demais espaços de convivência da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC -, que neste ano de 2019 comemora seus 26 anos de universidade comunitária, com ensino, extensão e pesquisa.

Assim ocorreu na primeira edição realizada em 2009, com o tema “Pesquisa em Educação”. A palestra de abertura foi ministrada pela professora Dra. Adriana da Silva Thoma (UFRGS), discutindo o tema “O Compromisso Social da Pesquisa em Educação”. A segunda edição teve como foco a discussão acerca da Formação docente: um olhar da escola, ministrada pelo professor Ms. Pedro Maboni. Em sua terceira edição (2011) discutimos o tema “Que docência? Que educação? Para qual sociedade?”, desenvolvido pela professora Dra. Suzana Guerra Albornoz. Em 2012, o tema escolhido foi “Pesquisar na contemporaneidade entre o governamento, o trabalho e as linguagens”, com a presença da professora Dra. Andréia Rosane de Moura Valin (UNISC). Já em 2013 o tema estudado foi “Como pesquisar em educação?”, sendo discutido a partir dos “Caminhos e Aprendizagens da Pesquisa em Educação” na palestra ministrada pelo professor Jorge Alberto Rosa Ribeiro (UFRGS).

Na quinta edição da JA, o tema foi “Pesquisa em Educação, relações com a educação básica”. A palestra de abertura discutiu as “Trajetórias de estudos e pesquisa, desde a Graduação até o Pós-doutorado”, ministrada pela professora Dra. Viviane Fernandes Silveira (UFRGS).
Em 2015, na sexta edição, o estudo proposto foi como “Tornar-se pesquisador”, com a abertura realizada a partir de um painel com alunos e egressos do PPGEdu. Na sétima edição, o tema abordado foi “Pesquisa em educação e cenários políticos”, tendo como palestra de abertura “Pesquisa em Educação e os desafios políticos do debate racial brasileiro contemporâneo”, com os professores Mozart Linhares da Silva (UNISC) e Mateus Silva Skolaude (Escola Educar-se /UNISC). Em 2017 “Direitos Humanos e Educação” foi o tema abordado, com a abertura realizada pelos professor Eduardo Steindorf Saraiva - UNISC e pela professora Betina Hillesheim – UNISC.

Em 2018, a partir do tema “Desafios e perspectivas para a pós-graduação”, tivemos dois painéis: “As mudanças silenciosas na Pós-Graduação”, ministrado pelo professor Cristian Cipriani, doutorando em Educação na Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; e “Saúde Mental na Pós-Graduação”, sendo ministrado pela professora Karine Vanessa Perez - UNISC - e Marlon Freitas de Campos – egresso do Curso de Mestrado em Educação – PPGEdu – UNISC.

Por fim, em 2019, na sua décima primeira edição, o tema escolhido foi “O fazer das Ciências Humanas em tempos de incertezas”, ministrado pelo professor Alfredo Veiga-Neto – UFRGS.  O objetivo dessa JA teve como foco socializar e discutir com a comunidade as pesquisas e reflexões desenvolvidas e em desenvolvimento, tanto do corpo discente quanto docente do Programa de Pós-Graduação em Educação-UNISC. Além disso, outro objetivo foi o de promover debates de questões emergentes no campo da Pesquisa em Educação. As atividades envolveram painéis, então, sessões comentadas, mesas redondas e apresentação de trabalhos. Cabe destacar, nessa edição, a palestra de encerramento "Experiências de pesquisa em contextos de exceção", ministrada pela professora Dra. Nize Maria Campos Pellanda (UNISC), a partir de seu percurso histórico como pesquisadora e militante de quase seis décadas no campo da educação, a professora estabeleceu interlocuções com o momento da pesquisa em educação no país, envolvendo os desafios e novas lutas para uma sociedade mais justa e igualitária.

Com o espaço formativo das Jornadas Acadêmicas, realizadas nesses onze anos de PPGEdu-Unisc, participaram aproximadamente 160 mestrandos e que já concluíram seus estudos. A partir da edição de 2017, soma-se, a esse grupo de mestrandos, alunos do curso de doutorado. Com isso, consolida-se a Jornada Acadêmica como espaço de elaboração de outras perguntas, sempre em interlocução com as necessidades de pesquisa na área da Educação.

 

Cláudio José de Oliveira

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação - UNISC



v. 1, n. 1 (2019): XI Jornada Acadêmica: O Fazer das Ciências Humanas em Tempos de Incertezas

Anais da XI Jornada Acadêmica: O Fazer das Ciências Humanas em Tempos de Incertezas.

Sumário

APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO

LEITURA COMO EXPERIÊNCIA DE LINGUAGEM PDF
Débora Paz Menezes, Nilton Cézar Rodrigues Menezes
A INTERIORIDADE DESLOCADA – A REIVINDICAÇÃO DO FORA PDF
Marli Teresinha Silva da Silveira
ESCRITA NA WIKIPÉDIA E O APRENDER NA COMPLEXIDADE PDF
Maria Cristina Rigão Iop, Felipe Gustsack
O IMAGINAR NO PROCESSO EDUCATIVO PDF
Marcia Melchior
A NÃO-LIBERDADE DO SER NO MUNDO: O ESTAR EM EXPERIÊNCIA DE LINGUAGEM COM ELE PDF
Sabrina Beatriz Nunes, Taís Milene Rusch, Sandra Regina Simonis Richter
MAIS DO MESMO? SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE LÍNGUAESTRANGEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PDF
Marta Helena Blank Tessmann
O CORPO NA TINTA OU A TINTA NO CORPO? NARRATIVAS A PARTIR DO ENCONTRO ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS PDF
Ana Cristina Swarowsky Knipphoff da Cruz, Tatiana Rodrigues da Rocha
O QUE É EAD? BRICOLAGEM DE CONCEITOS A PARTIR DE CRENÇAS E CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA PDF
Alan Ricardo Costa
AUTONARRATIVAS COMO MÉTODO DE PESQUISA: SOBRE A COMPLEXIDADE DE NARRAR-SE PDF
Raquel Viçosa, Alan Ricardo Costa, Maíra M. Pinto, Fabiana Q. Piccinin
DADOS SOBRE ESCRITA EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO E LETRAS –RECORTE DO PROJETO EXPERIÊNCIAS DE ESCRITA E LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Larissa Tirelli de Araújo, Marina Luiza Hermes, Vitória Ferreira dos Santos Silva, Bárbara Rech, Felipe Gustsack
HISTÓRIAS DE VIDA E TEATRO - ACONTECIMENTO CÊNICO NO ENSINO MÉDIO PDF
Josiane Medianeira Soares

EDUCAÇÃO, CULTURA E PRODUÇÃO DE SUJEITOS

MIGRAÇÃO E PROCESSOS DE IN/EXCLUSÃO: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS PRODUZIDOS NAS CÂMARAS DE VEREADORES PDF
Betina Hillesheim, Ana Paula Nedwed, Giulia Netto Lobler, Leticia Silva Holderbaun, Luísa Klix de Abreu Pereira
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE TRILHA INTERPRETATIVA PDF
Morgana Pereira da Costa
REFLEXOS DE UMA HISTÓRIA QUE SE REPETE: A INFLUÊNCIA DO CONSERVADORISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PDF
Luísa Klix de Abreu Pereira, Richard Ecke dos Santos
“PROMOCIÓN HUMANA ES UNA NIÑA FELIZ EN UN MUNDO MEJOR ”: OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE EM UMA FUNDAÇÃO PARA CRIANÇAS, JOVENS E PESSOAS IDOSAS NA CIDADE DE BOGOTÁ D.C. PDF
Maria Luiza Adoryan Machado, Gabriela Felten da Maia
O NÚCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL (NUGEDIS) DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA: IMPLEMENTAÇÃO E SISTEMÁTICA DE AÇÕES PDF
Catia Regina Züge Lamb, Graciele Hilda Welter, Hayatt Husam Mansour, Marcelo Eder Lamb
NARRATIVAS DOS PROFESSORES SURDOS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO ACADÊMICA PDF
Karoline Kist, Camilo Darsie de Souza
A EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COMO UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE CIDADANIA PDF
Luciane Andressa Zimmer Linck, Marta Helena Tessmann
CONSTRUÇÃO DE TELHADOS E SABERES MATEMÁTICOS PDF
Alexandre Wegner
O USO DO “FANZINE” COMO FERRAMENTA DE ENSINO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE PDF
Maria Luiza Adoryan Machado, Gabriela Felten da Maia
NEOLIBERALISMO, REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO: UM RECORTE A PARTIR DE BLACK MIRROR PDF
Carlos Augusto Ferreira Kopp
RELAÇÕES DE GÊNERO E O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO FEMININA DAS PACIENTES MULHERES DO HOSPITAL COLONÔNIA DE ITAPUÃ PDF
Rafaela Limberger, Camilo Darsie
A MEDICALIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA BIOPOLÍTICA PDF
Luiza Franco Dias, Fernanda Machado Pereira, Mozart Linhares da Silva, Betina Hillesheim
O REFUGIADO E A LITERATURA INFANTIL: PERSONAGENS DA CRISE HUMANITÁRIA PDF
Caroline Couto, Betina Hillesheim
TRATADOS INTERNACIONAIS, EDUCAÇÃO E OS MIGRANTES: UMA ANÁLISE DO DISCURSO PDF
Guilherme Vendruscollo Werlang, Camilo Darsie de Souza

EDUCAÇÃO, TRABALHO E EMANCIPAÇÃO

O QUE PODE UM(A) EDUCADOR(A) DE REDAÇÃO EM CURSOS DE EDUCAÇÃO POPULAR? PDF
Peterson Luiz Oliveira da Silva, Alan Ricardo Costa
EM TEMPOS DE DITADURA: QUANDO O DIZER REPETE O JÁ DITO PDF
Fabrício Leo Alves Schmidt
A PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS GESTORES ESCOLARES DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL/RS PDF
Aline Caroline da Rosa, Moacir Fernando Viegas
TRAJETÓRIAS DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E INSERÇÃO SOCIAL DE DEPENDENTES QUÍMICOS USUÁRIOS DO CAPS AD III: PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE A COLETA DE DADOS PDF
Daniel Barcelos Petry, Moacir Fernando Viegas
NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E TRABALHO DE MULHERES NA ALTA GASTRONOMIA: NOTAS (AUTO)BIOGRÁFICAS PDF
Ana Paula Benetti Machado, Marcelly Machado Cruz
A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DOS ALUNOS EGRESSOS AO CURSO DE ELETROMECÂNICA – ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PDF
Marcelo Eder Lamb, Jane Marlize Röpke, Magnus Jaime Scheffler
TRABALHO DOCENTE E SABERES UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO AO SOFRIMENTO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Yohanna Breunig, Moacir Fernando Viegas