Seminário de Monografias do Curso de Pedagogia

O Seminário de Monografias do Curso de Pedagogia, realizado no final de cada semestre tem como objetivo principal socializar os resultados obtidos nas pesquisas acadêmicas demandas por duas disciplinas do Curso. Na primeira, Seminário de Pesquisa em Educação I, visa à elaboração de um projeto de pesquisa, teórico ou empírico; na segunda, Seminário de Pesquisa em Educação II, ocorre a execução e orientação da monografia resultante da pesquisa elaborada.

O seminário tem por intenção também mostrar novas possibilidades de introduzir as estudantes de Pedagogia à pesquisa, preparando-as de forma mais efetiva para a realização das atividades acadêmicas e profissionais. Pretende-se demonstrar que isso pode ser feito no cotidiano da sala de aula, relacionando aprendizagens e realidades, integrando ensino e pesquisa, aproximando teoria e prática, em um processo essencialmente formativo, criativo e construtivo.

Este seminário é ainda a concretização de parte dos objetivos da Disciplina Seminário de Pesquisa em Educação II, ao contribuir com o desenvolvimento da capacidade argumentativa, seja escrita ou oral, na produção de uma monografia e na sua apresentação científica. Apresenta-se em resumo, os resultados das reflexões realizadas no seminário, construídos pelas acadêmicas do Curso de Pedagogia através de suas monografias.

Felipe Gustsack e Rudimar Serpa de Abreu - Professores organizadores


v. 1, n. 1 (2019): Anais do Seminário de Monografias do Curso de Pedagogia

Sumário

Artigos

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM OLHAR SENSÍVEL PARA A TECNOLOGIA TOUCH NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE PDF
Alice Petry da Silva, Nize Maria Campos Pellanda
PEDAGOGIA E AS QUESTÕES DE GÊNERO PDF
Ana Caroline Oliveira de Souza, Cheron Zanini Moretti
A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PDF
Bruna Carolina dos Santos Manica, Cleidi Lovatto Pires
BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: O LÚDICO NA REALIDADE HOSPITALAR PDF
Daniela da Silva Schneider, Giana Diesel Sebastiany
AFETIVIDADE E COGNIÇÃO COMO ELEMENTOS INSEPARÁVEIS: A COMPLEXIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Débora Cristina dos Santos Tavares, Nize Maria Campos Pellanda
A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA ESCOLA DO CAMPO: DESAFIO E ENCANTAMENTOS PDF
Fernanda Luana Hoppe, Cheron Zanini Moretti
INTERAÇÕES E CONFLITOS NO BERÇÁRIO: COMO LIDAR COM AS SITUAÇÕES DE MORDIDA? PDF
Gabriela Job, Susana Beatriz Fernandes
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA AÇÃO DOCENTE PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS EM PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR PDF
Jaine Beatriz Rutsatz, Cleidi Lovatto Pires
A ESCUTA PEDAGÓGICA EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A TEORIA E PRÁTICA PDF
Juliana de Oliveira Rosa, Susana Beatriz Fernandes
DIFERENTES TEORIAS E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA PDF
Larissa Pacheco dos Santos, Felipe Gustsack
A INFÂNCIA NAS ESCOLAS DE REGGIO EMILIA: A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA PEDAGOGIA PDF
Pâmela Tavares, Susana Beatriz Fernandes
A AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES EMANCIPADORAS E DOMESTICADORAS PDF
Paula Dallanora, Cheron Zanini Moretti
O BRINCAR E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA CRIANÇAS COM DÉFICIT DE ATENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Rafaela Inês da Silva, Cleidi Lovatto Pires
AS IMPLICAÇÕES DA AFETIVIDADE E DO COLO NO DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ PDF
Rafaela Erath, Susana Beatriz Fernandes
CAMINHOS POSSÍVEIS DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA PDF
Raquel Rieck, Susana Terezinha Mas
O BRINCAR E A IMAGINAÇÃO CRIADORA NA INFÂNCIA PDF
Thais Silveira, Felipe Gustsack