PEDAGOGIA E AS QUESTÕES DE GÊNERO

Ana Caroline Oliveira de Souza, Cheron Zanini Moretti

Resumo


A presente pesquisa busca problematizar como os aspectos histórico-culturais e sociais de gênero influenciam na ocupação e profissionalização do magistério e dos espaços de exercício da docência. Seu enfoque principal está na feminização do magistério, ao considerar o conceito de gênero como feminilidades e masculinidades que são estabelecidas no âmbito cultural. Com base em abordagem metodológica qualitativa, bibliográfica e empírica, a pesquisa constitui-se por aparatos históricos e atuais sobre Educação e Pedagogia, dentro de seus contextos, e também, por um estudo de caso com duas alunas (egressas) e uma professora inseridas na modalidade de ensino Normal, ao qual estabeleceu-se a relação dialética entre os fatores individuais e sociais que refletem nos papéis por elas exercidos. Os resultados obtidos na pesquisa expressam fundamentos relacionados à maternagem, afetividade, vontade etc. Para fundamentação teórica e sustentação das análises, encontra-se respaldo em autoras/es como Guacira Lopes Louro, Flávia Obino Correa Werle, Nísia Floresta, José Carlos Libâneo, entre outros.

 

Palavras-chave: Gênero. Feminização. Magistério. Feminilidades. Masculinidades.

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