AFETIVIDADE E COGNIÇÃO COMO ELEMENTOS INSEPARÁVEIS: A COMPLEXIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Débora Cristina dos Santos Tavares, Nize Maria Campos Pellanda

Resumo


A presente pesquisa aborda a influência da afetividade na aprendizagem de crianças da Educação Infantil e dos AI do EF, a partir do princípio de que o ser humano é um ser complexo e que deve ser considerado em sua forma multidimensional. Para abordar o tema, desenvolvi esta monografia tendo como base uma abordagem qualitativa bibliográfica. Com esta pesquisa, não pretendi obter resultados objetivos, e sim conversar com os autores que tratam do tema. A pesquisa em obras de autores como Henri Wallon, Edgar Morin e, principalmente, Humberto Maturana permite afirmar que o ser humano está interligado em todos os seus setores. O estímulo ao aprendizado precisa acontecer de forma que não ocorra a separação entre cognição e emoção, corpo e mente, ser e fazer, pois tudo se associa e interdepende na concepção do ser humano. No ambiente escolar, destaco a importância de o professor receber e acolher a criança em sua totalidade, com amor, pois, segundo Maturana (1998, p.66), o amor é a emoção que nos permite aceitar o outro. Ao consideramos a criança em sua forma multidimensional, estaremos permitindo que a mesma desenvolva segurança, que goste do ambiente escolar, que se sinta valorizada e respeitada e estaremos também tendo uma influência positiva na sua formação como pessoa. O estudo contribui para a expansão dos princípios da complexidade de forma a auxiliar na formação de seres humanos mais sensíveis e capazes de aceitar o outro, pois busca mostrar que o aprendizado ocorre em todas as dimensões humanas, de forma conjunta, e que a formação humana da criança é mais importante e tem influência em sua formação técnica.

 

Palavras-chave: Afetividade. Afetividade e Cognição. Complexidade.

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