A importancia das atividades fisicas para as series iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos

Angelica Bettelkow, Laura Elis Kuntzler Pedrotti, Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber

Resumo


O presente trabalho, elucida aspectos e vivências ocorridos na oficina de Educação Físicaque acontecem através de projetos do PIBID, realizadas na E. E. E. F. São Francisco de Três deMaio -RS. O objetivo é trabalhar com os estudantes de forma prazerosa, agregando jogos ebrincadeiras, em que possam se divertir, e aprender ao mesmo tempo, fora da sala de aula. Deacordo com PAES (1996), a educação física pode ser entendida como uma prática, a qual éformada por atividades expressivas corporais, tais como: jogo, dança, ginástica e esportes.Através do jogo a criança aprende a respeitar regras e também o espaço do outro. A oficinarealizada se caracteriza como forma de pesquisa-ação, ocorrendo da seguinte maneira: umaconversa informal com a professora responsável pelo serviço de orientação escolar, sobreatitudes e comportamento dos alunos. Após, a escrita de um projeto, o qual aborda os aspectosvoltados a importância das atividades físicas no âmbito escolar, e a partir deste projeto, planejare desenvolver as atividades da oficina. Buscamos planejar atividades que envolvem toda aturma, com o objetivo de que todos se ajudem. Acreditamos que as oficinas desenvolvidas pelasPibidianas têm auxiliado os estudantes e os professores da escola no que se refere ao processoeducacional, de forma significativa, contribuindo para que ambos tenham crescimento social eintelectual. Portanto a oficina contribui no desenvolvimento dos estudantes no contexto escolar,desmistificando a proposta de que a Ed. Física é apenas jogar vôlei e futsal. O trabalho realizadona escola através do Pibid contribui para nossa formação acadêmica, possibilitandoconhecermos diversos contextos sociais e suas diferentes implicações sobre o processo deaprendizagem. Ainda assim, conseguimos relacionar a teoria discutida na sala de aula com aprática, tornando-se assim uma práxis. A Práxis corresponde a uma atividade que une a teoriacom a prática do dia a dia, conforme Freire, 1987.¹ Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – SETREM (SociedadeEducacional Três de Maio). Bolsista de Iniciação à Docência.² Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – SETREM (SociedadeEducacional Três de Maio). Bolsista de Iniciação à Docência.³ Mestre do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – SETREM (Sociedade EducacionalTrês de Maio). Bolsista coordenadora de Área do PIBID.Palavras chave: Lúdico. Aprendizado. Desenvolvimento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.