AVALIANDO A OFICINA “RESSIGNIFICANDO A APRENDIZAGEM” DESENVOLVIDA PELO PIBID: O OLHAR DO GRUPO ESCOLAR

Carolaine Schreder, Luana Tainá Klein, Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber

Resumo


Durante este ano o PIBID- Pedagogia SETREM - Programa Institucional de Iniciação à docência, que atuam na E.E.E.F. Profª Glória Veronese- CIEP Três de Maio, deram continuidade ao trabalho desenvolvido na Oficina Ressignificando a Aprendizagem. Objetivou-se avaliar, analisar e aprimorar o trabalho desenvolvido na escola, a partir do olhar das professoras e do grupo diretivo. Tendo em vista que a escola é um grande grupo, ou seja, precisa de união, planejamento, organização e comunicação, há também a necessidade de trocar experiências, buscando a evolução conjunta (CASTILHO, 2002). Ainda, na constituição docente, precisa-se ter claro o valor de estabelecer diálogos e pensamentos críticos entre o que se faz e o que se pensa em fazer (FREIRE, 1996), avaliando a prática constantemente. Foi utilizada abordagem qualitativa, tendo também caráter de pesquisa-ação (LOVATO, 2013). Utilizou-se para a coleta de dados dois questionários, ambos com 6 perguntas abertas, realizados com 5 integrantes da equipe diretiva e pelas 4 professoras titulares das turmas do 1º ao 5º ano. A partir de ambos os questionários, obteve-se respostas comuns referentes a qualidade e efetividade do trabalho realizado pelo grupo de bolsistas, visto que os avanços são notáveis, mesmo que a longo prazo, bem como a importância deste frente a melhoria da autoestima, integração e aprendizagem dos alunos com dificuldades, através dos atendimentos individualizados na Oficina “Ressignificando a Aprendizagem”, verificando resultados positivos também obtidos no SAERS. Como sugestões, obteve-se que o grupo busque maior intervenção nas salas de aula, em relação a substituição de professores. Pode-se concluir que, o1 Graduanda do 6º semestre do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Faculdade Três de Maio- SETREM, bolsista de iniciação à docência.2 Graduanda do 2º semestre do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Faculdade Três de Maio- SETREM, bolsista de iniciação à docência.3 Professora Mestre Sociedade Educacional Três de Maio-SETREM Docente do Curso de LP em Pedagogia da Faculdade Três de Maio – SETREM e Coordenadora de área do PIBID, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID.trabalho desenvolvido pelas bolsistas vêm tendo bons resultados, com a melhoria gradual das dificuldades dos alunos auxiliados tanto na aprendizagem quanto no convívio em relação aos colegas. Portanto, todo grupo escolar beneficia-se com estas práticas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.