Coleta seletiva do lixo: desenvolvendo a consciência ambiental através de atividades recreativas

Alexandre Rieger, Graziele Cristina Thiesen, Monize Pappen Giovanaz, Tania Bernhard

Resumo


O desenvolvimento de intervenções na realidade escolar, uma das propostas do ProgramaInstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), possibilita que licenciandosdesenvolvam atividades a partir das demandas das escolas, baseadas em suas sugestões edificuldades. Além disso, é importante que essas atividades discutam algum problemavivenciado na comunidade escolar, buscando a intervenção de modo responsável na mesma.Enquanto trabalho educacional na instituição escolar, enfatizar a questão ambiental garante odesenvolvimento da conscientização sobre o descarte adequado do lixo, viabilizando osresultados positivos sobre as ações que buscam reverter problemas ambientais visíveis nacomunidade. Objetivando o trabalho com a coleta seletiva em um ambiente escolar (FELIX,2007), optou-se por integrar essa temática com a gincana escolar em andamento na escola,tornando possível a construção do conhecimento e desenvolvimento da consciência ambientala partir de atividades recreativas, que geram competitividade, melhoram a relação entreprofessores e alunos, desenvolvem a parte física e motora e estimulam a concentração. Nestaatividade, os alunos foram separados em equipes, de acordo com o estabelecido na gincanaescolar e cada uma escolheu um representante para participar da tarefa, que foi elaboradapreviamente pelos (as) bolsistas de Biologia e Educação Física. Na quadra da escola foramcolados papeis no chão, identificados com a destinação de lixos (papel, plástico, vidro, metal eorgânico), marcados com suas cores específicas (azul, vermelho, verde, amarelo e marrom,respectivamente). Frente à cada placa de destinação do lixo, o aluno deveria cumprirdeterminado circuito que exigia aptidões físicas, agilidade e coordenação. Cinco alunosparticiparam da tarefa e, no decorrer do trajeto, deveriam cumprir corretamente o circuito físico1 Graduandas do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) na Universidade de Santa Cruz do Sul.Bolsistas de iniciação à docência no subprojeto Ciências Biológicas na Escola Municipal de EnsinoFundamental Duque de Caxias, Santa Cruz do Sul/RS.2 Orientadores do subprojeto de Ciências Biológicas – PIBID/UNISC.e colocar cada lixo no local adequado de descarte, completando a atividade, individualmente, em menor escala de tempo. Durante a realização do circuito, uma bolsista acompanhava os alunos para averiguar se as tarefas estavam sendo cumpridas adequadamente. Venceu a equipe que concluiu a tarefa com sucesso em menor tempo. Concluiu-se que esta atividade foi vista pelos alunos como dinâmica e divertida, destacando-se bom aproveitamento, participação das equipes, aprovação significativa da equipe diretiva e, principalmente, experiências válidas para os (as) bolsistas que trabalharam com a interdisciplinaridade de áreas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.