GRUPO DESENVOLVIDO NO NÚCLEO DE APOIO ACADÊMICO - NAAC/UNISC: TRABALHANDO A ANSIEDADE ANTES DO FINAL DO SEMESTRE

RAQUEL RIBAS FIALHO, LISIA MANICA HERZOG, VANESSA MONIGUELI GIEHL

Resumo


A atuação em grupo pode trazer benefícios mútuos entre os participantes, potencializando a melhora de situações insatisfatórias dos sujeitos que se beneficiam com a interação, com a convivência e o compartilhamento de experiências. Os grupos oferecidos pelo NAAC destinam-se a todos os alunos da universidade - UNISC, tendo como objetivo geral proporcionar e desenvolver momentos de reflexão aos participantes, assim favorecendo o autoconhecimento e o entendimento de dificuldades no âmbito da trajetória acadêmica. Este trabalho foi realizado no Núcleo de Apoio Acadêmico - NAAC, como uma das atividades do serviço a serem desenvolvidas pelo estagiário e também conforme o Estágio Integrado em Psicologia. A proposta do grupo que se realizou no primeiro semestre de 2013, teve como objetivos específicos promover um livre e espontâneo desenvolvimento de relações e comunicações entre os participantes; proporcionar a consciência e reflexão sobre a ansiedade frente às atividades acadêmicas; possibilitar o autoconhecimento de suas dificuldades, medos, anseios; oferecer um espaço de escuta de si e do outro; possibilitar o dar-se conta do sintoma da ansiedade na vida do sujeito como um todo. Este trabalho foi realizado com acadêmicos da instituição acima citada, que puderam realizar inscrição diretamente no Núcleo de Apoio Acadêmico - NAAC, após divulgação por email institucional do aluno e cartazes fixados em murais dos blocos de ensino da universidade. Foram realizados cinco encontros, antecedidos de um planejamento em que participaram num total 14 alunos. Como proposta se trabalhou o sintoma da ansiedade, o qual foi evidenciado em muitas reuniões realizadas pela equipe multidisciplinar do Núcleo e também nos atendimentos realizados pelos estagiários de psicologia do local. Desta forma, sendo este percebido como um dificultador na trajetória acadêmica de muitos alunos. Nos encontros trabalhou-se a articulação das seguintes atividades: dinâmicas de grupo sobre o tema da ansiedade; fala do sujeito; o exercício da escuta; técnicas de relaxamento aos participantes; a explanação de ideias e sentimentos. Com estas atividades se buscou integrar e promover aos membros do grupo um ambiente facilitador para a expressão espontânea, bem como a interação dos participantes. Pudemos perceber que esta atividade realizada ao longo de cinco encontros trouxe aspectos positivos evidenciados e relatados pelos alunos que participaram. Oportunizou a estes um reconhecimento de seus medos e ansiedades no âmbito acadêmico. Outro aspecto elencado foi um bom contato grupal, que facilitou a troca de experiências dos aspectos singulares referentes à sua problemática. Ao mesmo tempo, auxiliando-os a encontrar saídas possíveis para enfrentar seus problemas. Portanto, podemos finalizar este trabalho que nos possibilitou e despertou reflexões acerca das práticas grupais no trabalho da ansiedade, sendo que as atividades desenvolvidas podem favorecer o autoconhecimento do aluno e um melhor rendimento na sua trajetória acadêmica.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.