MICROSCOPIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

SINANDRA ZUFFO, ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES TROHSCHOEN

Resumo


A importância das atividades experimentais para o ensino das Ciências é de amplo conhecimento no mundo acadêmico, sendo que estas atividades podem ser realizadas em laboratórios, ou em ambientes não formais de ensino. Elas possibilitam ao aluno fazer a relação entre conhecimento científico, teoria e prática. No estudo das Ciências Biológicas, no ensino fundamental e médio, é importante o uso do microscópio óptico para a observação e análise de células, tecidos e microrganismos. À medida que realizam experimentos é possível, para o aluno, aumentar a ligação entre motivação e aprendizagem, sendo possível o envolvimento mais vívido destes, levando à evolução em termos conceituais. O presente projeto de extensão norteia-se pela ideia de que os alunos devem ter um conhecimento mais aprofundado a respeito dos seres microscópicos, entendendo o grande papel ecológico que estes desempenham, bem como da sua importância na vida das pessoas. O projeto de extensão Viagem ao Mundo Invisível, aqui apresentado, tem sido desenvolvido no Centro Universitário UNIVATES desde o ano de 2011 e objetiva proporcionar momentos de manipulação de microscópios estereoscópicos e ópticos por alunos do ensino fundamental e médio, por meio de atividades experimentais. Durante as atividades para o ensino fundamental e médio, tem sido considerado o nível de ensino para a melhor organização das atividades que serão desenvolvidas nos encontros com os estudantes. Dentre os temas de estudo estão os relacionados à importância da preservação ambiental, respeito aos animais e plantas nativas, necessidade de implementação de estratégias, a fim de evitar desperdícios, além de trabalhar na produção de lâminas permanentes de diferentes estruturas, como: bactérias, sangue, protozoários na água, pólen de flores nativas, bactérias da saliva, bolores e leveduras de alimentos, bactérias das mãos, entre muitos outros assuntos voltados para a área das ciências biológicas. Todas as atividades são experimentais baseadas na contextualização do conhecimento científico. Durante o ano de 2013, desde março até julho, participaram das atividades experimentais nos laboratórios de Luparia, Microscopia e Microbiologia do Centro Universitário UNIVATES, 130 alunos do ensino médio, tanto de escolas particulares, municipais e estaduais e 50 oriundos do município de Lajeado/RS. Observa-se grande interesse e motivação dos alunos envolvidos e espera-se que, no decorrer do projeto, todos os alunos possam ter uma noção básica do uso correto dos microscópios e que saiam efetivamente maravilhados com este novo mundo.


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