ALUNOS ORGANIZANDO EVENTOS: É POSSÍVEL?

DIEGO INACIO GOERGEN, DORIS MEDIANEIRA SWAROWSKY, DORIS MEDIANEIRA SWAROWSKY

Resumo


Introdução: A participação em eventos científicos é parte importante das atividades extracurriculares realizadas pelos alunos. Além da participação em eventos organizados por instituições e entidades, o Curso de Medicina desenvolveu uma cultura de organização própria de seus eventos, ampliando as possibilidades de participação dos alunos da UNISC. Estes eventos são realizados de diversas formas, principalmente através da organização das ligas acadêmicas, existentes no curso. Profissionais de diversas áreas são convidados a palestrar e a discutir assuntos pertinentes à comunidade acadêmica. Porém, de forma geral, existem poucos estudos sobre a importância de tais eventos na formação do futuro profissional e inexistem estudos sobre os eventos realizados pelas ligas. Objetivos: Avaliar a importância atribuída, pelos participantes, aos eventos organizados por alunos. Métodos: Foi utilizado um questionário autoaplicável, distribuído aos ouvintes do evento "Assistência médica em diferentes cenários: da teoria à prática", realizado pela Liga do Trauma. Um questionário-piloto foi aplicado em outro evento da Liga de Medicina Intensiva. Resultados: De um total de 68 ouvintes no evento, 25 (36,8%) responderam ao questionário, sendo 24 (96%) estudantes de Medicina e um (4%) profissional não docente. Todos avaliaram o evento como Bom, o mais alto na escala. Dos estudantes, 13 (54,2%) tiveram o conteúdo abordado durante aulas, 10 (41,6%) não tiveram e 1 (4,2%) não soube. Dos 13 que tiveram o conteúdo, 4 (30,8%) comentaram que foi superficial. Todos acharam benéfica a realização de eventos e acharam importante o conteúdo abordado. Vinte e três (92%) pessoas acham que a realização de eventos deve ser um dos objetivos das ligas e 2 (8%) não responderam. Conclusões: Nota-se que a realização de eventos é uma atividade considerada importante pelos acadêmicos para sua formação, mesmo resultado encontrado no estudo-piloto. Por trazerem outras realidades e por trazerem assuntos ainda não apresentados curricularmente, os eventos podem ser complementares à formação. Buscando ampliar a formação profissional, dando um caráter interdisciplinar e trazendo novas realidades aos alunos, deve haver estímulo à participação de estudantes de outros cursos. O presente estudo identificou falta de ligação entre os cursos da área da saúde, corroborando o encontrado no evento anteriormente avaliado. Também percebe-se que a organização dos eventos, sendo realizada pelos próprios alunos, apenas com auxílio da coordenação do curso e de professores, faz com que o foco do evento seja aproximado dos estudantes, principais espectadores de palestras dentro da instituição. Sendo assim, os gestores devem estimular a participação dos alunos nestas atividades.


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