"VIVÊNCIAS EM SAÚDE: APROXIMANDO A TEORIA DA PRÁTICA": FORMAÇÃO NA ÁREA DE ESTUDOS SOBRE ENVELHECIMENTO

ANA JULIA GALLIO FRONZA, CAROLINA TAGLIARI ESTACIA, CASSIA PINHEIRO KAPPER, FRANCINE KORB, GABRIEL FERREIRA TOGNON, LISSIE LUNARDI SBROGLIO, SILVIA VIRGINIA COUTINHO AREOSA, MELISSA AGOSTINI LAMPERT

Resumo


Introdução: A Interdisciplinaridade tem fundamental papel na superação da fragmentação do conhecimento, implicando uma troca entre especialistas de vários campos, a fim de melhorar a compreensão da realidade. As áreas de gerontologia e geriatria buscam formar profissionais com uma visão interdisciplinar que qualifica o atendimento ao idoso em sua multidimensionalidade. Dentro desta perspectiva a UNISC lançou o curso "Vivências em Saúde: Aproximando a Teoria da Prática (CVS)" que foi realizado em 2012, com total de seis encontros, com 28 inscritos (medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia e farmácia), abordando temas comuns à área do Envelhecimento Humano (hipertensão, diabetes, demência, depressão, entre outros). Objetivos: Geral: Analisar o resultado do CVS; Específicos: verificar a qualidade do curso conforme a visão final dos participantes, estudar o discurso de avaliação dos integrantes do curso. Material: Análise dos formulários ("Aprendizado em experiência interdisciplinar (EI)"; "Aspectos positivos e negativos em EI"; "Sugestões para resoluções de problemas interdisciplinarmente") aplicados no último encontro do CVS. Métodos: Análise do conteúdo dos formulários, categorizando-se as respostas em pontos positivos ou negativos e sugestões com suas subcategorias. Resultados: Subcategorizaram-se os pontos positivos em aprendizado ("nem tudo é tão fácil quanto falamos, idealizamos e lemos; colocar em prática foi uma ótima experiência"); em relação à multidisciplinaridade ou interdisciplinaridade ("saber que cada profissional é importante e necessário na resolutividade e que vários olhares, ou vários saberes, se entrelaçam"); e em compartilhamento de informações ("aprender questões não vistas no próprio curso"). Subcategorizaram-se os pontos negativos unicamente em assiduidade ("no início do curso havia muitos participantes e ao longo do tempo, o número reduziu significativamente"), verificou-se que o período de realização do curso e o turno não foram os mais adequados para todas as áreas envolvidas. Conclusão: O estreitamento das relações nos cursos da saúde é fundamental, para se aprimorar o tratamento dos pacientes idosos e para aproximar os acadêmicos da prática clínica, fora do ambiente universitário. O CVS mostrou-se de extrema importância e muito bem quisto pelos acadêmicos da área da saúde, por abranger justamente a realidade profissional que irão enfrentar após formados. Assim, é necessário fomentar cada vez mais a interdisciplinaridade entre as áreas da saúde, como estratégia para fortalecer os vínculos profissionais e as trocas de conhecimento, que favorecerão as equipes multiprofissionais e os pacientes atendidos por essas equipes.


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