QUALIDADE NO ATENDIMENTO E SATISFAÇÃO DOS CLIENTES NO MERCADO COOPER LUFT LTDA.

CARLOS ALBERTO MELLO MOYANO, MARIANA ROBERTA LUFT

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a satisfação dos clientes de um mercado que trabalha com a venda de produtos alimentícios, produtos de higiene e limpeza, ferramentas em geral, rações, sementes, insumos e diversos medicamentos para animais. O interesse ao desenvolver este estudo partiu do entendimento sobre a importância da satisfação do cliente para a sobrevivência da empresa. Assim, a partir da estrutura teórica deste trabalho, partiu-se para um estudo direto com os clientes da empresa, considerando a necessidade de tornar-se mais competitiva, melhorando a qualidade no atendimento e, com isso, aumentando o nível de satisfação dos clientes. A busca pela satisfação de seus clientes e a oportunidade de desenvolver um estudo acadêmico na empresa despertou o interesse dos proprietários em compreender a importância de um diferencial no atendimento, partindo do princípio de que somente permanecem no mercado as empresas que identificam as necessidades e desejos de seus clientes e oferecem o que estes buscam, a preços acessíveis e com qualidade no atendimento. A satisfação é o elemento-chave que demonstra o sucesso de uma organização. A empresa que coloca no topo de sua pirâmide a preocupação com a satisfação de seus clientes e direciona as suas ações para tal, com certeza, obterá um volume de vendas lucrativo e o seu sucesso será consolidado. Todas as pessoas envolvidas com o atendimento devem se reciclar e evoluir com a mesma velocidade com que mudam os desejos, exigências e vontades dos consumidores. O diferencial deve ser a excelência no atendimento e a satisfação do cliente, pois esses são os fatores principais para o crescimento da empresa. A pesquisa é de caráter exploratório com análise qualitativa e quantitativa dos dados, obtidos a partir de um questionário estruturado. Os dados foram coletados durante o mês de julho de 2013, tendo como objetivo fundamental: identificar as necessidades e avaliar o grau de satisfação dos clientes em relação aos aspectos relevantes no atendimento, serviços e produtos oferecidos. Entre as principais conclusões cabe ressaltar que os clientes possuem um nível alto de satisfação com relação a grande parte dos atributos que foram abordados no trabalho. A partir de uma avaliação geral, concluiu-se que a satisfação dos clientes do Mercado Cooper Luft Ltda. é alta, satisfazendo em torno de 87% das necessidades de seus clientes.

Palavras-chave: Qualidade no atendimento; Satisfação dos Clientes; A importância do cliente.


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