ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA AGÊNCIA DO BANCO X EM SANTA CRUZ DO SUL - RS

MARIBEL FATIMA DE BORBA, JORDANA MARGARETH REIS

Resumo


Com a evolução da sociedade e dos sistemas de gestão do trabalho, tornou-se nítido que a qualidade de vida no trabalho (QVT) está direta e fortemente ligada ao desempenho de um indivíduo em suas atividades. Tendo em vista que a mesma envolve um conjunto de fatores físicos e psicossociológicos cujos pesos podem variar em cada pessoa, a busca pelos motivos de insatisfação e formas de solução traz vantagens tanto para a saúde e bem-estar dos indivíduos, quanto para a otimização dos resultados da empresa. Uma boa gestão da QVT reflete na dedicação às tarefas e nas relações internas e externas, contribuindo para a fidelização de clientes. Fernandes (1996) propõe categorias conceituais para a QVT, englobando compensação justa e adequada, condições de trabalho, uso e desenvolvimento de capacidades, oportunidade de crescimento e segurança, integração social, constitucionalização, trabalho e espaço total de vida e relevância social da vida no trabalho; já Codo e Sampaio (1995) ressaltam a tendência de estresse oriunda do trabalho vazio (sem produto), característico da atividade bancária. O objetivo geral deste trabalho foi realizar uma análise da percepção dos funcionários a respeito da forma como é desenvolvida a gestão da qualidade de vida no trabalho em uma agência do Banco X de Santa Cruz do Sul. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, abordando os elementos que influenciam a qualidade de vida, incluindo abordagens específicas ao trabalho bancário, a fim de embasar o estudo; após foi aplicado um questionário a todos os indivíduos da agência, para identificar suas percepções a respeito das medidas já adotadas e coletar sugestões de melhorias. Através deste trabalho, pode-se constatar que, embora a grande maioria avalie como boa a qualidade de vida de maneira global, envolvendo um conjunto de aspectos, ao considerá-los individualmente os relacionados à carência de reconhecimento pela empresa são a principal fonte de insatisfação entre os indivíduos (incluindo salário e benefícios), bem como são ressaltados o ritmo de trabalho intenso, pouca inovação nos métodos/processos e insuficiência de investimento em saúde preventiva. Já a principal fonte de satisfação são os relacionamentos entre colegas e com a chefia. Desta forma, percebe-se a abrangência de impactos que a qualidade de vida no trabalho pode ter no ambiente organizacional. A importância dada ao tema pelo Banco X verifica-se pela boa percepção dos indivíduos de modo geral, e pela abertura à exposição de ideias, visando o bem comum.

PALAVRAS-CHAVE. Produtividade. Reconhecimento. Satisfação.


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