AS CAUSAS DA ROTATIVIDADE E A IMPORTÂNCIA DE RETER TALENTOS

LETICIA SCHRAMM AREND, JAQUELINE SCHROEDER ORTIZ

Resumo


Em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas estão em constante busca de aperfeiçoamento, com o intuito de oferecer melhores serviços e, com isso, fidelizar seus clientes/usuários. Neste contexto, o maior bem que temos dentro das organizações são as pessoas que nela trabalham. O tema Gestão de Pessoas é muito importante, por duas razões principais, segundo Vergara (2010): primeiro por ser no interior das empresas que passamos maior parte de nossas vidas, e segundo que as empresas necessitam das pessoas para definir a visão e o propósito delas, escolher as melhores estruturas e estratégias, realizar os esforços de marketing, administrar os recursos financeiros, estabelecer metas de produção, preço, e todas as demais decisões e ações que uma organização precisa. Entretanto, está cada vez mais difícil contarmos com colaboradores realmente comprometidos com suas tarefas e com a empresa como um todo. Reter um colaborador em uma empresa é uma tarefa difícil, pois a rotatividade é algo presente em várias organizações, e um problema em muitas delas. Conforme Branham (2002), a premissa para reter talentos é: "trate as outras pessoas como gostaria de ser tratado". Isso envolve seguir pequenos passos que servem também para melhorar o desempenho, a motivação e a satisfação no trabalho, que podem ser chamadas de "ápice do bom senso". A empresa precisa se concentrar nos funcionários que mais deseja manter, e comprometer-se em aplicar constantemente essas práticas que funcionarão melhor para retê-los. Pesquisar sobre rotatividade é importante, pois a empresa deve conhecer os motivos de sua causa e implantar melhorias, com intuito de minimizar esse indicador, pois gera muitos gastos financeiros, de tempo e até desgaste pessoal nos colaboradores envolvidos, gerando desconforto naqueles que estão no processo, seja na adaptação de um novo colega, ou até mesmo no fato de sempre treinar uma nova pessoa. O objetivo geral deste trabalho foi realizar um diagnóstico da rotatividade dos colaboradores da Empresa Viação União Santa Cruz Ltda., bem como suas causas e possíveis aspectos que podem ser melhorados para que esses índices diminuam. Foi realizado um estudo bibliográfico nos principais livros de recursos humanos e, no período de junho a agosto de 2013, foi aplicado um questionário com cada colaborador que solicitou sua saída, e com cada gestor que desligou alguém neste período. Foi possível identificar qual a função e a garagem/base que apresenta o maior índice de rotatividade, levando em consideração seu porte. Desta forma, diagnosticar quais são os pontos a serem trabalhados, e buscar, junto à direção da empresa e seus respectivos encarregados, soluções para minimizar os efeitos da rotatividade de seus colaboradores, especialmente na área operacional (motoristas e cobradores de ônibus, e motoristas e ajudantes de encomendas), que é a linha de frente da empresa, uma vez que está em relacionamento direto com os clientes/usuários. Dessa forma, evidencia-se o papel fundamental da Administração, especialmente no que tange à área de Recursos Humanos, pois o sucesso de toda e qualquer organização baseia-se no seu principal recurso, seus colaboradores. Uma empresa em que as pessoas trabalham satisfeitas, reproduz isso aos seus clientes, refletindo em melhores serviços, criando vantagem competitiva e um resultado sustentável.


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