AVÓS NA COMUNICAÇÃO: AÇÕES COMUNICATIVAS PARA A TERCEIRA IDADE

RAFAELA CRISTINA RICHTER SCHNEIDER, MIRELA HOELTZ

Resumo


O segmento idoso da população brasileira aumenta desde os anos 60. Os avanços nos campos da medicina, acessibilidade e tecnologia possibilitam uma ampliação da expectativa de vida. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, cerca de 33 milhões de pessoas no Brasil terão mais de 60 anos. Velhice não significa perda da qualidade de vida ou redução da participação social. Pelo contrário, a qualidade de vida da população idosa está relacionada com a habilidade ou capacidade para realizar tarefas da vida diária e continuar aprendendo. Pensando neste público que cresce cada vez mais, foi criado o projeto Avós na Comunicação que, desde 2009, proporciona às pessoas com mais de 60 anos um contato maior com os diferentes tipos de mídia. Este projeto é uma estratégia de ação social que visa à construção de atividades conjuntas com a sociedade, e uma emancipação da comunidade idosa. O Avós na Comunicação disponibiliza aos idosos ações gratuitas. Entre elas: Aprendizes do Tempo, oficina de rádio que, desde 2009, ensina a linguagem radiofônica para pessoas da terceira idade. Atualmente, um grupo de três idosos grava o programa Terceira Idade Atual, que ganhou espaço na Rádio Comunitária 105.9 FM, de Santa Cruz do Sul, todos os sábados, das 8h às 9h. O Blog Avós na Unisc, que concentra informações sobre as atividades da terceira idade na Comunicação, atualmente é atualizado por acadêmicos que auxiliam no projeto. Jornal NovosVelhos, direcionado ao público idoso e com distribuição gratuita nos grupos de Terceira Idade e para médicos credenciados à Unimed Santa Cruz, neste ano será também distribuído na Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. Tardes de Luz, sessão mensal de cinema que possibilita o acesso à sétima arte e que apresenta diferentes gêneros de filmes. Oficina de fotografia, que ensina as pessoas maiores de 60 anos sobre teoria e prática da fotografia. No final de cada oficina fotográfica, os idosos expõem seus trabalhos no Max Shopping Center, em uma exposição que ressalta seu talento e capacidade de percepção dos detalhes. Este projeto enfatiza que a comunicação pode agregar valor, aprendizagem e nova perspectiva para quem está na terceira idade. Foi observado que os trabalhos realizados com os idosos exigem repetições, e requerem, acima de tudo, criatividade e inovação de quem pensa as ações, pois as pessoas de 60 anos não querem algo sempre igual, elas querem novidades. Com o Projeto Avós na Comunicação foi possível compreender que cada idoso tem seu ritmo, seu tempo de aprendizado e nível de compreensão e a melhor forma de captar isto é através de exercícios e de convívio. As pessoas da terceira idade querem ser ouvidas, mas também querem ser desafiadas, pois ainda têm muito a colaborar e a aprender.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.