CRIATIVIDADE E LUDICIDADE NAS OFICINAS DO PIBID DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA: "A CASA" - TECENDO A CIDADANIA

FABIELE MONTE BLANCO DINIZ, FRANCIELE RIBEIRO RODRIGUES, MARIA LIEGE BABOSA DE OLIVEIRA, ERNESTO LUIS ALVES

Resumo


PIBID - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência tem como objetivo inserir os futuros docentes no contexto escolar através de vivências. Assim os acadêmicos adquirem experiência como a oportunidade de crescer profissionalmente, ganhando uma bagagem tanto no âmbito teórico como no prático. Nossas experiências nas oficinas do subprojeto de História e Geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio têm como diferencial a participação voluntária dos alunos; utilizamos diversas formas de linguagens para inserir o aluno na cidadania. Trabalhamos o conceito de família como introdução para a oficina intitulada "A casa". Buscamos metodologias lúdicas para contextualizar a relação da casa na sociedade atual, pois a casa é considerada um lugar calmo, tranquilo, lar, morada onde valores e moral vêm da tradição; lugar que se recebe com hospitalidade as pessoas queridas e amigas, lugar onde temos tudo, e somos reconhecidos, temos respeito e o tempo não é medido pelo relógio e sim pelo envelhecimento das coisas. Assim, utilizamos o poema musicado "A casa", do poeta Vinicius de Moraes como forma de mobilizar os alunos a produzir paródia a partir do poema. O objetivo dessa atividade foi estreitar a relação entre a casa e a escola, já que a escola é a segunda casa do aluno, através da expressão de seus sentimentos e percepções com a sua casa. Ao propormos essa atividade aos alunos, não tivemos a intenção de transformá-los em poetas, mas fazê-los agregar valores familiares e adquirir a consciência em relação à cidadania, a partir da aproximação da casa com a escola. Realizamos dinâmicas de caça-palavras para apresentar o poeta Vinicius de Moraes aos alunos, após houve a leitura de poema, cantamos e na sequência cada um produziu uma paródia sobre a sua casa. As paródias produzidas foram expostas no pátio da escola. Os resultados demonstraram que o trabalho, a partir do poema musicado, foi satisfatório no sentido de que contribuiu para o processo de aprendizagem, pois o poema é lúdico, atrativo e é muito divertido brincar com as palavras. Assim, os alunos tornaram-se protagonistas desse processo de aprendizagem ao retratar seu lugar mais íntimo, que é a casa. Acreditamos que desenvolver atividades criativas e lúdicas enriquece o aprendizado em sala de aula e percebemos a motivação e a participação dos alunos nesses tipos de oficinas. Concluímos que foi importante para o desenvolvimento da oficina nos arriscar no "Universo Lúdico" e através do encantamento dos bolsistas com esta nova didática conseguimos cativar os alunos. Assim, colhemos belos frutos dessa oficina que foi desafiadora e temos a convicção de que para cada aluno a noção de cidadania hoje faz a diferença nas suas percepções dentro e fora da sala de aula. Palavras-chave: Educação, Ludicidade, Criatividade e Cidadania.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.