DEPRESSÃO: PODEM OS JOGOS ONLINE AUXILIAR EM SUA SUPERAÇÃO?

JERTO CARDOSO DA SILVA, LETICIA STAUB LIMBERGER

Resumo


O interesse em desenvolver este artigo, que apresenta-se aqui na forma de resumo, surgiu a partir de experiências com pacientes depressivos em clínica psicoterápica, realizadas na forma de estágios curriculares em diferentes locais. Sendo assim, o caso a ser descrito abaixo é um relato de experiência a partir do atendimento de um caso clínico. Para que fosse possível um tratamento bem sucedido, fez-se necessário utilizar todos as ferramentas disponíveis no momento, sendo que a principal, neste caso, foi os jogos online. Um dos aspectos mais fascinantes dos jogos é a sua capacidade de ajudar as pessoas a conectarem-se umas as outras. Jogos online podem oferecer oportunidades tanto para a cooperação quanto para o conflito, e os resultados dessas oportunidades são tão reais quanto a vida "real". Nesse sentido, entendemos que torna-se importante explorar as possibilidades que os jogos eletrônicos oferecem aos seus jogadores no sentido de ampliar seu desenvolvimento social, possibilitando que a socialização que, muitas vezes, é considerada uma dificuldade, possa ser vista com outros olhos e superada. O caso que aqui apresentamos refere-se a um aluno de uma Universidade no Rio Grande do Sul, que busca atendimento em um serviço de apoio acadêmico. No caso de Lucas (nome fictício), 23 anos de idade, o mesmo procurou atendimento por conta própria, relatando não ter mais interesse no curso que escolheu. Através do acolhimento feito, observou-se que existiam outras questões além do desinteresse, de forma que Lucas foi encaminhado para atendimento psicoterápico. Dado o início do tratamento psicoterápico, as queixas de Lucas referiam-se constantemente a dificuldade que enfrenta em fazer novas amizades e relacionar-se socialmente, o que acaba fazendo com que se sinta isolado e rejeitado. Esses sentimentos em nada contribuem para sua baixa estima, apenas reforçam sua sensação de inadequação frente aos seus relacionamentos sociais. Outros sintomas que apresentavam-se no quadro de Lucas foram falta de vontade para exercer qualquer tipo de atividade, incluindo continuar cursando o curso por ele escolhido, apetite diminuído, insônia e fraca concentração. Como sua maior dificuldade estava em estabelecer relações e encontrar algo que lhe desse prazer, foi pedido a Lucas que, ao exercer as poucas atividades que lhe davam prazer, sendo a principal jogar videogame, ele não se sentisse culpado, como de costume, e que procurasse aproveitar esse momento, desfrutar o que ele proporciona e buscar encontrar nele algo que ele considerasse positivo. Após algumas sessões voltamos a discutir se ele encontrou algo que considerasse positivo no jogo, e suas exatas palavras foram as seguintes: "a melhor parte de jogar videogame é que ali eu nunca tô sozinho, sempre tô conversando com alguém, trocando umas ideias". Sendo assim, foi possível observar que com o auxílio da terapia e com o uso d


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