BIBLIOTECA ITINERANTE: VIAJANDO COM A LITERATURA INFANTIL

ELIZANDRA MARIA SEVERO ISMAEL, GRAZIELE ELIZA JACOBS , CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


No primeiro semestre do ano de 2013, desenvolvemos atividades como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade de Santa Cruz do Sul (PIBID/UNISC), no Colégio Professor Luiz Dourado. O projeto planejado teve como título "Biblioteca itinerante: viajando com a literatura infantil". O objetivo deste projeto foi mobilizar e problematizar, junto aos alunos, as questões relacionadas à leitura e às diversas formas de realizá-la. Inicialmente, confeccionamos uma sacola de tecido para o transporte dos livros infantis, disponíveis para retiradas pelos alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do turno da tarde, do Colégio Luiz Dourado. Antes da retirada dos livros, contamos uma história e fizemos atividades sobre ela. Com a turma de terceiro ano, estamos escrevendo histórias e confeccionando as paisagens e as personagens apresentadas. Após esse momento acontece a contação das histórias para a turma, atividade que está sendo gravada e depois apresentada novamente aos alunos. Com os alunos do primeiro ano, estamos realizando diferentes formas de contação de história. Já realizamos a contação com o auxílio do datashow, no pátio da instituição. Contamos historias com o auxilio do livro, sem o livro e com o livro apenas de imagem, sendo que esta foi bastante instigante, pois durante a contação pedimos para os pequenos imaginarem a historia e após a apresentação do livro construímos a escrita da mesma coletivamente. Prcebemos que os alunos viajaram para o mundo do livro, enquanto olhavam a história deste, sonharam e inventaram uma historia fantástica, e enquanto realizávamos a construção desta escrita todos se respeitaram e ouviram as opiniões uns dos outros, mas questionaram e reformularam para assim chegar a um texto final. Já com os educandos do segundo ano estamos fazendo um misto de todas as atividades realizadas com o primeiro e terceiro ano. Percebemos que a preferência deles é pela confecção de histórias e gravação das mesmas. Constatamos que este projeto vem transformando as atitudes dos alunos frente aos livros, pois antes de iniciarmos o mesmo os alunos diziam não gostar de ler e, por muitas vezes, negavam-se a ler os livros propostos pelas professoras. Atualmente os alunos melhoraram seu interesse pela leitura, começamos a perceber a mudança em nossa recepção em sala de aula, ou ao chegarmos à instituição, quando já somos recebidas com sorrisos e felicitações por parte dos alunos. "O dia do projeto de leitura é o dia de retirar livros e, por isso, gostamos muito deste dia". Esta frase ouvimos por diversas vezes em nossa chegada à instituição. Vemos que nossas atitudes e atividades vêm agregando novos envolvimentos dos alunos, pois instigam e ressignificam os espaços e tempos de leitura, o que tem sido gratificante e importante para nós que estamos em período de formação inicial para a atuação docente futura.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.