BRINCANDO E APRENDENDO COM AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SUSANA BEATRIZ FERNANDES, BIBIANA CARINA MULLER ROHR, TAMIRIS ZINN

Resumo


O Estágio de Educação Infantil, por nós realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil no município de Santa Cruz do Sul/RS, ocorreu com uma turma com vinte e cinco crianças entre três e quatro anos de idade. Sob orientação da professora Dra. Susana Fernandes. A carga horária totalizou 80 horas, sendo 20 horas de observação e 60 horas intervenção prática. A observação aconteceu no turno da manhã no período de 01 (um) a 05 (cinco) de abril de 2013, e a prática aconteceu no turno da manhã no período de 30(trinta) de abril a 14 (quatorze) de maio de 2013. A partir das observações realizadas na turma "Classe G", percebemos o encantamento das crianças pequenas, o intenso interesse e a curiosidade por manusear tintas e pincéis, argila e massa, água e areia, materiais poucos explorados em seu cotidiano escolar. Além desses momentos, percebemos o mesmo maravilhamento das crianças no encontro com o livro, com as histórias neles contidas, com a poesia e a brincadeira com as palavras e as narrativas. Desde nossa experiência como bolsistas de iniciação científica no projeto Dimensão poética das linguagens na educação da infância (2011-2013) consideramos ser muito instigante e interativo explorar com as crianças diversas rodas poéticas e perseguir narrativas através de ações com as artes plásticas e a literatura. É contemplando a imprevisibilidade entre o visível e o não visível, na mediação entre crianças e crianças e entre adultos e crianças, através de "rodas poéticas" que a docência na educação infantil pode também aprender a enfrentar a imprevisibilidade que é conviver com crianças pequenas. Nesse sentido, torna-se fundamental considerar a dimensão lúdica nas interações, pois é essa ludicidade que possibilita a abertura para as linguagens, vividas ou não. Nos constituímos como humanos ao interagirmos, ao narrarmos, ao interrogarmos, ao brincarmos, enfim, em experiências plurais de pensamento enquanto processo de inseparabilidade entre as linguagens. O trabalho sustentou-se no processo de interação propositiva intensa com as crianças e envolveu, em primeiro plano, a oferta de ações planejadas em torno das artes plásticas e da literatura no espaço e tempo da escola infantil; em segundo, na ampliação de repertórios das crianças que estão interagindo com as linguagens poéticas na dinâmica da relação entre corpo e imagens produzidas em suas brincadeiras. A avaliação da turma foi através de um processo contínuo, diário, com registros fotográficos, a partir de ricas experiências vividas no cotidiano da escola. Para Richter e Fronckowiak (2005, p. 5), a infância só se constitui porque "o corpo tem história". Ou seja, a infância se faz de começos e repertórios de mundo, vivências experimentadas sempre pela primeira vez. Ações estas que são as linguagens que se realizam através de ações entre a criança e o mundo, o corpo, as materialidades, enfim, sempre precisamos de outros para existir e construir uma história. Nossa prática docente, enquanto estagiárias, contribuiu para nosso percurso enquanto acadêmicas de Pedagogia. Aprendemos com as crianças, com a escola, com nossa prática e também com nossos erros, pois nem tudo que foi planejado ocorreu como esperávamos. Consideramos importante aprender a ficarmos atentas às situações inesperadas e imprevisíveis, aquelas que surgem nas interações e nos processos de aprendizagens das crianças.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.