PESQUISA DIRIGIDA EM AMBIENTE VIRTUAL PARA EJA ENSINO MÉDIO/PIBID LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

CAMILA AZEREDO SOUZA, EVELIN DAIANA DA SILVA, FABIO JUNIOR MULLER, MARCIA KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


Com três anos de existência, o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), está presente na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com o objetivo principal de proporcionar aos estudantes de Licenciatura uma oportunidade de realizarem atividades docentes nas escolas públicas, valorizando a formação docente, construindo um estilo de atuação. Os bolsistas do subprojeto de Informática são divididos e encaminhados às escolas participantes, onde realizam atividades previamente estruturadas. O desenvolvimento do programa se dá através de reuniões, capacitações e roteiros, contando com o auxílio de sala na EaD/UNISC. Os estudantes de Licenciatura em Computação destacam que a educação "não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção" (FREIRE, 2006, p.25). Na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, são desenvolvidas atividades em forma de pesquisa dirigida na área da Informática, Matemática, Biologia, Português, Literatura, Inglês e História, diretamente no Laboratório de Informática da Escola com o uso de ferramentas sem fins lucrativos, baseadas na plataforma Linux Educacional e com o uso gratuito da Internet. Como a Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz não possui a disciplina de Informática no currículo, a pesquisa dirigida nestas áreas de aprendizagem objetiva auxiliar o aluno na construção do conhecimento mediante experiências teóricas e práticas desenvolvidas pelos professores titulares de cada disciplina. Sendo essas pesquisas aprimoradas no laboratório de forma interativa, abrangendo o estudo do sistema operacional, interfaces gráficas, editores de textos, aplicativos de apresentação e conteúdos estabelecidos pelos professores titulares. Isso comprometido nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e o Projeto Político Pedagógico da Escola. Os alunos que realizam a pesquisa dirigida reconhecem o papel da informática na vida sociocultural, compreendendo sua importância no cotidiano, em âmbito escolar, profissional e na vida privada. De fato a informática desperta o interesse dos estudantes em aprofundar conteúdos estabelecidos em sala de aula que, por muitas vezes, passa a ser um assunto cansativo e pouco motivador, mas, com o uso de ferramentas tecnológicas pode ser algo inovador, de forma a contribuir na aprendizagem. "Uma prática contínua de transmitir e receber informações, que vão se construindo com o tempo, influenciando o homem, ajudando-o a desenvolver o meio onde vive". (AMEIDA, 2002 p. 28). Para os próximos anos pretende-se atender mais grupos de alunos; auxiliar professores de disciplinas curriculares a desenvolver um plano de ensino eficiente; atender princípios norteadores, que propiciem a inserção e a reinserção profissional desses estudantes no mercado de trabalho atual e futuro, enfatizando a pesquisa que se torna fundamental para aquisição da informação e elaboração de projetos interdisciplinares, essencial para estudantes do EJA Ensino Médio. Pretende-se também incentivar o "pensamento computacional" que fornece bases para o desenvolvimento de software e hardware, através de introdução da programação na escola. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE


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