A TESTAGEM COMO INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO DO CONHECIMENTO E DE APROXIMAÇÃO SOCIAL

LUZIA LOPES, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


Este resumo descreve o planejamento de uma prática desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID/CAPES, Subprojeto 1- Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/Unisc, com os alunos da turma de primeiro ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Goiás, localizada no centro de Santa Cruz do Sul. Durante o primeiro semestre do ano de 2013, antes de dar início às intervenções de monitoria, foi realizada uma sondagem para conhecer o nível de construção da escrita de cada aluno a ser atendido pelo Programa. A testagem sobre o nível de construção da escrita foi a metodologia utilizada para a elaboração da sondagem e o assunto norteador das questões teve como tema "A minha vida". Além de diagnosticar o nível de construção da escrita (pré-silábico, silábico e alfabético), buscou-se um contato/vínculo inicial com os alunos da turma. Este modo de organizar o início das atividades permitiu conhecer como vivem, onde passam parte do dia, entre outras questões referentes a suas vidas e de suas famílias. A testagem aconteceu individualmente e dentro de um clima de tranquilidade. Buscando sempre problematizar as questões apresentadas pelos alunos em suas escritas, muitos deles procuraram subsídios nos materiais expostos na sala de aula, fazendo relações com aquilo que era pedido que fosse escrito. Entre as perguntas sempre se faziam presentes qual o nome do aluno envolvido, a idade, com quem mora, do que gosta de brincar, entre outras. Pedindo para que escrevessem da forma como sabiam as palavras referentes a algumas respostas. O trabalho de testagem rendeu muitas conversas informais com os alunos, proporcionando a eles contarem um pouco de suas vidas, o que pensam e sentem. Ao final do trabalho realizado foi possível perceber que a maioria se encontrava no nível silábico, reconhecendo letras e sons e experimentando as mais diversificadas hipóteses de se escrever palavras diferentes. Este diagnóstico inicial possibilitou que os trabalhos subsequentes fossem pensados e planejados de maneira a favorecer o avanço de cada envolvido. O trabalho também proporcionou um contato inicial com os alunos e suas histórias de vida, seus medos, dificuldades, e serviu até mesmo para que, ao longo do ano, pudesse vir a entender algumas dificuldades/ problemas encontrados por cada um. Penso que a educação, só pode ser modificada se pensarmos uma forma em que todos possam ser incluídos e atendidos em suas especificidades, independentemente de suas limitações, avanços ou retrocessos, razão pela qual realizei a testagem aqui relatada.


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