NÚCLEO DE AÇÃO COMUNITÁRIA - ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

JESSICA RECH SANINI, TAGIANI BRIZOLLA DUARTE DE MOURA, ELISABETH GARCIA COSTA

Resumo


O Núcleo de Ação Comunitária, criado em maio de 2010, é vinculado à Pró- Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias e é um espaço de articulação de projetos de extensão para legitimar os conhecimentos que existem fora dos muros da universidade. Assim, busca socializar novos conhecimentos, fomentando o desenvolvimento de uma educação social, de forma a desenvolver nos participantes a capacidade de pensar sobre os desafios encontrados em nossa comunidade. Tem como objetivo ainda auxiliar na reflexão sobre o processo, na busca de soluções para os problemas enfrentados.
Os programas e projetos desenvolvidos no núcleo têm como objetivos a elaboração de estratégias de articulação social que visam a construção de ações conjuntas com a sociedade, potencializando assim a integração da universidade com a comunidade, e proporcionando ao acadêmico, por meio dessa prática, uma inserção na realidade social existente. O Programa se desenvolve através de projetos/programas coordenados pelo NAC e também por meio de atividades pontuais ou eventuais que são advindas de parcerias com instituições na comunidade. Os programas atuam em diferentes áreas para potencializar que o aluno desenvolva seus conhecimentos, e que tenha a oportunidade de vivenciar a realidade social, o que oportuniza a realizando de um trabalho não apenas acadêmico/educacional, mas também de âmbito social.
Ao realizarmos as parcerias com as instituições ,realizamos não apenas um trabalho formal, mas também um trabalho social de apoio mútuo e de realizações para ambas as partes. Dessa maneira, colocamos uma semente do bem na sociedade em que vivemos, aprendendo e ensinando, numa recíproca verdadeira e que se encaixa perfeitamente em nosso trabalho. Ao final de seu voluntariado o aluno possui uma bagagem de conhecimento transmitido, mas principalmente de conhecimento adquirido na sua participação no programa, pois sua visão social e humana não será mais a mesma perante a realidade que este vivenciou.

O convívio com a sociedade, com pessoas diferentes, proporcionados pelos programas de voluntariados, mudam o ser humano, pois ele passa a querer o melhor não somente para si, mas também para o outro. Dessa forma, os projetos/programas oferecidos pelo Núcleo de Ação Comunitária proporcionam de maneira simples e objetiva a busca pela felicidade e o bem comum de toda a comunidade, e a realização pessoal e profissional do acadêmico. Com isso nossa comunidade passa a possuir profissionais não apenas qualificados, mas também profissionais que possuem visão social e humana do mundo.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.