O USO DA TECNOLOGIA E LITERATURA NA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA

JEAN MICHEL VALANDRO, ISABEL KÖRBES CAPINI, ISABEL KÖRBES CAPINI

Resumo


O presente projeto, desenvolvido no ano de 2012, teve por justificativa a possibilidade de contribuição da literatura, através das tecnologias de comunicação, na promoção do letramento em língua inglesa. Pretendeu-se oportunizar aos professores, nos encontros promovidos, a tomada de conhecimento de novas técnicas de ensino, bem como a reflexão crítica acerca das práticas escolares que eles utilizam em suas escolas. Isso porque o letramento, na contemporaneidade, acontece de formas multifacetadas e, portanto, para que se atinja um grau satisfatório de aprendizagem da língua inglesa, devem ser procuradas novas formas de se promover o ensino, utilizando-se das tecnologias que estão à nossa disposição no ambiente escolar. Destacam-se como objetivos do projeto: a identificação de recursos disponíveis na "World Wide Web" que possam apoiar o ensino da Língua Inglesa; reunir professores do Vale do Taquari para discutir e refletir sobre os movimentos sóciopolíticos e históricos da Literatura e sua contribuição para o ensino de Língua Inglesa; desenvolver oficinas no laboratório de línguas da UNIVATES para instrumentalizar professores da Região; promover o V Concurso de leitura em Língua Inglesa com alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental; promover o XIII Encontro Estadual de Professores de Língua Inglesa na UNIVATES. Como método de desenvolvimento do trabalho, inicialmente foram realizadas reuniões semanais para estudo, planejamento e organização das ações a serem tomadas durante o ano, de forma que se pudesse englobar nas atividades o maior número de participantes de todas as microrregiões do Vale do Taquari, fossem eles professores ou alunos. A cargo do monitor ficaram as tarefas de auxiliar os professores no trabalho desenvolvido, assim como registrá-las devidamente e apresentar o trabalho em salões de extensão interno e externo. Os eventos realizados tiveram sua divulgação feita à comunidade em geral, escolas e Secretarias de Educação por meio de e-mails, contato pessoal com alunos e professores, além de telefonemas e site da UNIVATES. Em 2012, as ações desenvolvidas no projeto contaram com o envolvimento de 568 participantes. O grupo participante das práticas constou de alunos e professores de escolas públicas e privadas da Região do Vale do Taquari, acadêmicos do Curso de Letras da UNIVATES e comunidade em geral. Em todas as ações foram atingidos os objetivos previamente propostos: houve a utilização, de maneira constante, da tecnologia como instrumento e da literatura como objeto do enfoque de conteúdos do aprendizado da Língua Inglesa de maneira a proporcionar a reflexão crítica das práticas escolares e proposição de novos métodos de ensino. Também, houve grande receptividade do público em geral com relação às atividades propostas, principalmente no Concurso de Leitura, do qual participaram diversas escolas da Região e na peça teatral "Romeo and Juliet", que foi exibida na Instituição pelo grupo Drama Club da UFRGS e contou com a participação de graduandos e professores da UNIVATES, além de alunos e professores de escolas de Ensino Médio e moradores da comunidade.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.