NEB E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

MARLA PEDROSO MARTH, IEDA DE CAMARGO

Resumo


O Núcleo de Educação Básica (NEB) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), voltado aos profissionais da área da educação, se constitui em um espaço de reflexão e discussão sobre a sociedade atual, tratando para além de experiências vividas no cotidiano educacional e do processo ensino-aprendizagem dentro da sala de aula, enfatizando também a relação da educação com as políticas públicas e suas consequências no ambiente escolar. É nesta perspectiva que, no ano de 2013, o NEB juntamente com o 18º Núcleo do CPERS/Sindicato, 6a Coordenadoria Regional de Educação - 6ª CRE, Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul - SMEC, Sindicato dos Professores Municipais de Santa Cruz do Sul - SINPROM, Sindicato dos Professores Particulares do Estado do Rio Grande do Sul- SINPRO/RS promoveu o XI Fórum Nacional de Educação, XIV Seminário Regional de Educação Básica e II Encontro Nacional do PIBID/UNISC, abordando a temática "Sociedade atual: nós e o outro". Este evento reuniu 730 profissionais e estudantes e foi norteado por discussões acerca de questões de ordem cultural e conjuntural da sociedade atual, da diversidade étnico-racial no Brasil e da importância da inserção no currículo escolar de estudos e desmistificações acerca do pluralismo cultural, mais especificamente da questão indígena, afro-brasileira e africana. Neste contexto, torna-se imprescindível destacar as problematizações acerca das transformações na realidade escolar, levando em consideração o processo histórico no qual se constituiu uma sociedade fortemente capitalista, aspecto este que está intrinsecamente ligado aos desafios enfrentados atualmente por profissionais da área da educação. Para contribuir com a temática, na ocasião, houve o lançamento da edição especial da Revista Reflexão e Ação com o tema Educação Indígena e Afrodescendente: políticas e práticas (jan/jun. vol. 21). A Educação como uma Política Pública tem em sua essência um ensino não somente para o mundo do trabalho, mas também para um efetivo exercício da cidadania e participação nos espaços públicos decisórios. Sendo a Educação um direito social, deve apresentar mecanismos que promovam a justiça social, não somente no âmbito econômico, como também socializando o conhecimento, tornando professor e aluno igualmente sujeitos. Partindo destes pressupostos, o NEB juntamente com o Mestrado em Educação, ao tratarem das discussões em torno da Educação Infantil, promovem no mês de outubro, o VI Seminário Regional de Educação Infantil com abordagem em arte-educação e poéticas da criação. Este evento contará com profissionais e entidades da infância, da educação básica, psicólogos, assistentes sociais, conselhos municipais, Ministério Público, redes de proteção da infância e a comunidade em geral para um debate em torno da ludicidade diante da medicalização na infância contemporânea. Ainda no tema educação infantil, o NEB coordenou o curso de extensão "A creche como contexto da vida coletiva", de 40 horas, que é uma ação do GT Educação Infantil e do Grupo de Pesquisa: linguagens, cultura e educação - LINCE/UNISC, em conjunto com o Grupo de Estudos em Educação Infantil - GEIN/UFRGS.


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