O TEMA FAMÍLIA ESTUDADO NO AMBIENTE ESCOLAR

DEBORA FERNANDA COUTINHO, VANESSA NICOLAY CARDOSO, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


Este resumo apresenta as atividades desenvolvidas pelas estudantes bolsistas do Subprojeto1 - Pedagogia através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBI/CAPES), promovido pela Universidade de Santa Cruz do Sul, junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio, na cidade de Santa Cruz do Sul/RS. A titular da turma na escola é a professora Ângela Staub. A atividade realizada é uma intervenção pedagógica denominada Monitoria. Ela acontece na sala de aula, no horário regular, com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Juntamente com a professora e os alunos foi escolhida a temática "Família" para desenvolver um projeto pedagógico. Depois de escolhido o tema, o próximo passo foi a criação de dois bonecos com material reciclável, que foram incluídos na "família do 2º ano". Toda a turma participou da criação dos bonecos e ficou responsável por cuidá-los. Os nomes escolhidos para os bonecos foram Max e Maria, e as idades atribuídas foram sete e oito anos, respectivamente. Cada um dos bonecos possui uma mala e uma bolsa, nas quais cada criança colocou um recorte ou um desenho de algum material de higiene utilizado por eles todos os dias. Após esta atividade trabalhamos com a construção coletiva de um mural com os desenhos de todas as famílias da turma do 2º ano, produzidos por eles em folha A4. Em seguida, contamos a história do Urso com Música na Barriga, de Érico Veríssimo. Em outro encontro, realizamos uma pesquisa em sala de aula para sabermos mais sobre as famílias da turma. Depois de todos realizarem um breve relato sobre suas famílias, apresentamos no quadro-negro o número de colegas que moravam somente com o pai, somente com a mãe, com os avôs, quais colegas têm irmãos, entre outras questões. No encontro seguinte, lemos o texto O Valor de uma família, de Antônio Marcos Pires, destacamos suas palavras principais, construímos frases coletivas com as mesmas. Utilizamos as sílabas da palavra "família" como geradoras de outras palavras, além de elaborarmos frases através das novas palavras formadas. Para concluir o projeto, realizamos um passeio pelo bairro da escola, no qual, primeiramente, mapeamos as ruas e visitamos as casas de cada criança da turma. Quando chegamos do passeio, criamos um texto coletivo através dos relatos das crianças. Durante o passeio, foram tiradas fotografias que mostramos para eles no laboratório de informática da escola, no encontro da semana seguinte, juntamente com a cópia do texto coletivo que foi elaborado na semana anterior. Todas estas atividades contribuíram no processo de alfabetização das crianças, com o objetivo de trabalhar as várias constituições de família que temos em nossa sociedade contemporânea, compreendendo, muitas vezes, o comportamento das crianças pelo que se reflete diretamente no ambiente escolar das vivências do âmbito familiar.

Instituição: UNISC - SANTA CRUZ DO SUL/RS


Apontamentos

  • Não há apontamentos.