QUALIFICAÇÃO DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL PARA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

CRISTINA DA SILVA GOLDSCHMIDT, JULIANA DORNELLES DE SOUZA, JAIRO BREUNIG

Resumo


Sendo o Brasil um país em constante desenvolvimento, exige-se cada vez mais a implementação de políticas públicas voltadas, principalmente, aos jovens. A situação de vulnerabilidade, aliada às más condições socioeconômicas de muitos deles, agrava diretamente o processo de integração com a sociedade. E, neste ponto, a psicopatologia pode ser pensada sob a ótica do ´´niilismo que contribui para a imobilização do pobre porque ele sente que nada pode ser feito´´ (MOREIRA, 2002, p. 219). Assim, o objetivo deste projeto é capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para inserção no mercado de trabalho, por intermédio de um programa de treinamento profissional na área de vendas. O método utilizado foi de aplicação de estratégias diferenciadas de ensino e treinamento, de acordo com a atividade ou necessidade. CARRIÓN, 2007, quando apresenta a MAAN - Mejor Alternativa a un Acuerdo Negociado, descreve que: ´´La idea no es solamente descubrir nuestra mejor alternativa, sino además mejorarla y lograr que pueda ser efectivamente llevada a la práctica´´ (CARIÓN, 2007, p. 17). Foram realizadas também aulas expositivas e dialogadas, com utilização de quadro e slides, apresentações de vídeos, dramatizações de processos de venda com filmagens destas para posterior autoanálise de desempenho, exercícios e, nos intervalos, atividades esportivas para descontração e integração. Os resultados atingidos foram satisfatórios, visto que houve impacto social positivo perceptível no decorrer do projeto pela mudança de comportamento dos alunos, pelos sinais de amadurecimento e comprometimento, com aumento de responsabilidade, e melhoria da participação em aula e na convivência no grupo. Após o curso houve estágio prático em uma empresa da cidade, a qual disponibilizou espaço para os alunos aprofundarem seus conhecimentos obtidos em sala de aula. Logo em seguida houve o encaminhamento de alunos para oportunidades de emprego e para o projeto "Menor Aprendiz". Acreditamos, assim como Virginia Moreira, que muitos destes jovens ´´são basicamente caracterizados pelo sofrimento psíquico, onde as desordens emocionais, o vício de drogas e a delinquência, a prisão e a ilegalidade tem suas origens na pobreza´´ (MOREIRA, 2002, p. 209). A partir desse ponto de vista, pensamos que a comunidade foi beneficiada, pois o projeto auxiliou na geração de emprego, renda e, até mesmo, na redução do risco de que estes jovens estivessem futuramente envolvidos com drogas, ou fossem cooptados como mão de obra para facções locais.


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