LOGÍSTICA MODAL, MOBILIDADE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

ANELISE SCHMITZ , CAROLINI LUZIA SCHIMUNECK, FRANCIELE FIGUEIREDO SILVEIRA, VIVIANE PAZZINI PEDROSO

Resumo


A percepção de caminhos para o desenvolvimento nacional, regional e local, assim como a melhora na mobilidade urbana, intermunicipal, interestadual e internacional, necessitam de um pensamento sistêmico, com uma visão holística do planejamento urbano, de transportes e da circulação. Desta forma, deve-se buscar a integração entre os modais de transporte, que compreendem o modal rodoviário, ferroviário, aeroviário, aquaviário e dutoviário, sendo o último utilizado somente no caso de cargas e um bom operador logístico, para obter eficiência e eficácia frente à crescente complexidade operacional, sofisticação tecnológica e busca pela redução de custos. Além disso, em paralelo deve-se envolver o planejamento, conhecimento, infraestrutura e a sustentabilidade. Levando-se em consideração que a maior barreira para o desenvolvimento da mobilidade e logística modal brasileira é a grave deficiência em infraestrutura e a dependência do modal rodoviário, o presente estudo visa à observação das experiências de sistemas de transportes; realizada através de pesquisas em referenciais teóricos e conhecimento obtido em sala de aula, sendo assim, o objetivo principal foi aprimorar a discussão e mostrar a visão acadêmica sobre o tema, por meio de pesquisa de opinião. A metodologia empregada pode ser classificada quanto a sua finalidade, como teórico-conceitual, partindo de referências sobre logística e transporte em artigos científicos, pesquisas em livros, dissertações e teses, realizadas por meio de uma compilação de ideias de diferentes autores. Com relação ao objetivo, a pesquisa caracteriza-se como exploratória e quanto à sua natureza, é classificada como qualitativa e quantitativa através de pesquisa com survey e análise de dados. Buscou-se avaliar a opinião do grupo pesquisado a respeito das posições e diretrizes públicas e políticas adotadas para a tomada de decisões. O resultado observado revelou que os expressivos declínios dos investimentos públicos em infraestrutura e o impacto ocasionado sobre o crescimento econômico do país estão amplamente ligados e esta relação é significativa ao longo prazo. Conclui-se que para haver um crescimento significativo do país com consequente melhora na mobilidade é preciso investir em infraestrutura, especialmente em operadores logísticos e na multimodalidade/intermodalidade. Na grande maioria do território brasileiro, a complexidade cultural, diferenças geomorfológicas, dimensão continental e intensa troca comercial não somente dentro do continente como também com outros continentes, impõe estrategicamente uma excelência em logística modal, pois a competitividade e necessidades exigem sucessivamente o menor custo, tanto para o transporte de mercadorias como o de pessoas. Além de tudo o aspecto social e ambiental e posturas de cidadania contribuem expressivamente para a redução dos problemas e desenvolvimento ordenado do País.


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