REALIDADE AUMENTADA E GEOLOCALIZAÇÃO APLICADA AO AMBIENTE DE SUPERMERCADOS PARA CELULARES ANDROID

EDUARDO KROTH, PEDRO COSTA KLEIN

Resumo


Nos dias atuais, o ato de fazer compras tornou-se uma tarefa quase cotidiana. Aliado a isto, os estabelecimentos comerciais passaram a incorporar diversos setores a sua gama de produtos, como eletroeletrônicos e vestuário, o que implica no incremento do espaço físico.Com os aparelhos celulares agregando cada vez mais funções, e com o poder computacional dos mesmos, é comum que seus usuários busquem nestes soluções para problemas que vão além do escopo da comunicação. Aparelhos com GPS, bússola interna, conectividade à internet podem ter tais capacidades exploradas para solução de problemas cotidianos diversos. Grandes estabelecimentos têm utilizado a capacidade de reconhecimento de imagens aliados à conectividade e aos dispositivos de geolocalização do celular para orientar pessoas em seu interior. Um museu pode disponibilizar uma aplicação que, ao ler uma determinada etiqueta, já busque por informações sobre alguma peça ou obra e já consiga definir onde o usuário desta aplicação se encontra. Valendo-se dos mesmos recursos, a solução proposta neste trabalho visa auxiliar compradores não só em sua ida ao mercado, mas durante todo o processo de fazer compras, que começa com a criação de uma lista de compras. A solução aqui proposta visa tornar-se um facilitador no ato de ir às compras e a portabilidade mostra-se um fator na definição da utilidade de uma aplicação como a proposta. Este trabalho aborda a implementação de uma aplicação Android capaz de: (i) auxiliar o consumidor na navegação em um estabelecimento comercial, baseando sua rota na localização geoespacial do mesmo e na listagem de produtos previamente cadastrados em uma lista de compra; e (ii) capaz de prestar auxílio na formulação da lista anteriormente citada. Além da solução em si, são abordadas as tecnologias e conceitos que permeiam esta área de conhecimento, aprofundando-se na integração de técnicas de geolocalização, realidade aumentada e ontologias para sugestão de produtos. De posse das informações geoespaciais de produtos nas prateleiras de um mercado somadas às informações de geolocalização provindas de tecnologias implementadas no próprio celular, define-se uma rota a ser tomada para que os itens da lista de compras em sua completude sejam adquiridos. Além do sistema tradicional de auxílio à navegação, o sistema de realidade aumentada pode reproduzir sinais em tela que indiquem ao usuário quando um produto está próximo e ao software onde o usuário se encontra, para calibragem de sua localização. Uma listagem dos produtos, similar à tradicional lista de compras, serve como base para a criação de uma rota interna, partindo do princípio de que esta será criada da maneira em que se percorra uma distância satisfatoriamente curta durante o trajeto. Ontologias de similaridade de produtos completam esta solução, auxiliando o software na recomendação de produtos similares conforme a lista original do consumidor. A ontologia age ainda na correção ortográfica, porém não se limitando a este tipo de correção, podendo incorrer em sugestões de itens que signifiquem a mesma coisa, como cachaça e aguardente. Durante a apresentação deste trabalho acadêmico, intenta-se a apresentar o conteúdo e demonstrar um cenário prático, realçando as principais funcionalidades desta aplicação, que são: (i) criação de uma lista de compras com auxilio de uma ontologia direcionada a supermercado e (ii) orientação de direção em ambientes fechados conforme produto selecionado.


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