ANÁLISE DA GESTÃO DE COMPRAS DE MATÉRIA-PRIMA DA EMPRESA REFRIMATE ENGENHARIA DO FRIO.

RAFAEL FREDERICO HENN, ALANA DIEFENTHALER VALANDRO

Resumo


Devido as mudanças organizacionais da atualidade, não se pode mais pensar em um comprador apenas preocupado com a conclusão de uma compra, deixando de lado o impacto desta operação nos demais processos da organização. Sendo assim, já é de conhecimento da maioria das organizações que um setor de compras bem estruturado, colabora diretamente para o desempenho positivo da empresa. Baily (2000) afirma que as principais razões para esta mudança são: conceitos de vantagem competitiva, avanço tecnológico, políticas governamentais, recursos finitos, maior proporção de gastos fora da empresa e concentração das compras em poucos e grandes fornecedores. O objetivo do setor de compras, bem como o objetivo da empresa, deve ser a maximização dos lucros da mesma. Bowersox, Closs e Cooper (2007) citam como principais objetivos do setor de compras o fornecimento contínuo, a minimização dos estoques, a melhoria da qualidade, o desenvolvimento de fornecedores e o menor custo total da propriedade. O objetivo geral deste trabalho foi descrever o processo de compras de matéria-prima da empresa Refrimate Engenharia do Frio e sugerir melhorias. Foi realizado um levantamento bibliográfico com base nas obras de renomados autores da Administração de Materiais. A pesquisa utilizada foi a descritiva, que identificou, registrou e analisou as principais características do processo de compras da empresa, através da observação, análise documental e entrevistas não estruturadas. Com base na coleta de dados realizada, pode-se observar que a empresa já entende como estratégico o processo de compras dentro de sua atividade negocial. As principais atividades do setor são padronizadas através de fluxogramas e procedimentos operacionais padrão e os compradores têm autonomia nas decisões de compra a serem tomadas, assim como o gerente na negociação com os fornecedores. Apesar disso há uma grande incerteza no levantamento das necessidades de compra, pois o sistema utilizado pela empresa ainda não dá o suporte necessário para esta atividade. Estoques errados no sistema e alterações das listas de produção também causam falhas no processo. Não há uma divisão formal de tarefas, apesar do alto volume de atividades desempenhadas pelo setor. Dessa forma este trabalho buscou evidenciar a importância de um Setor de Compras bem estruturado para o desenvolvimento empresarial, em que as organizações cada vez mais focadas em estratégias de competitividade passam a valorizar mais a função de compras, considerando-a como uma aliada que interfere diretamente nas demais áreas da empresa.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.