DESENVOLVIMENTO DO AGENTE AFETIVO MAGA VITTA NA VERSÃO BLENDER

ANDREA APARECIDA KONZEN, TAILINI EUGENIO

Resumo


As rápidas mudanças ocasionadas pela informática e pela tecnologia, que em geral estão cada vez mais inseridas no cotidiano, tornam presente o desafio de unir o conhecimento adquirido e a metodologia de ensino com a própria tecnologia para que o aprendizado dos estudantes se torne mais eficaz. Com isso, um dos grandes desafios é o de fazer com que uma máquina possa "entender" e se "relacionar" com seus estudantes considerando as emoções que os mesmos possuem. A importância da afetividade na aprendizagem, aliada com o desenvolvimento evolutivo de recursos computacionais voltados à expressão e ao reconhecimento de emoções remetem para a área da Computação Afetiva, que é o campo da Inteligência Artificial que pesquisa a influência das emoções em sistemas computacionais. Pesquisadores da área de Informática na Educação têm estudado técnicas de Inteligência Artificial a fim de tornar os ambientes computacionais de aprendizagem mais personalizados, incluindo os estados afetivos do estudante. Nesses ambientes, os agentes pedagógicos afetivos exercem um papel muito importante, pois estimulam e encorajam os estudantes, com a finalidade de promover a motivação e, consequentemente, facilitar a aprendizagem, tendo, na maioria dos casos, um efeito cognitivo positivo. Como os jogos computacionais, em geral, estão cada vez mais populares e têm por característica prender a atenção e manter o foco pela busca de um objetivo, muitos estudos são direcionados para pesquisas voltadas ao uso pedagógico de jogos, em que a união do entretenimento com os recursos educacionais pode se tornar um forte aliado dos educadores. Dentro deste contexto, o Projeto Civitas - Cidades Virtuais com Tecnologias para Aprendizagem e Simulação, desenvolvido na UFRGS, focado em jogos educacionais colaborativos e destinado a estudantes de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental, tem vinculado um jogo educacional que é um editor gráfico de cidades virtuais, o Città, e um agente pedagógico afetivo, a Maga Vitta. Esse agente tem o objetivo de interagir com o estudante, contribuindo para a construção da cidade e cuidando do equilíbrio ecológico da mesma, promovendo a problematização de situações críticas que poderiam trazer prejuízos à população da cidade virtual, sendo projetado para ser a "mãe natureza" da cidade em construção. A partir disso, este trabalho visa o desenvolvimento estrutural do agente pedagógico afetivo Maga Vitta na versão Blender, bem como o desenvolvimento de algumas emoções consideradas básicas a serem expressas pelo agente e também a inserção da Maga Vitta no ambiente educacional, que ainda não existe. Desta forma, as ações do aluno no jogo durante a construção da cidade serão vinculadas às emoções que devem ser expressas pelo agente no ambiente. Salienta-se que este trabalho está em desenvolvimento e contribui de forma significativa tanto com o projeto Civitas, uma vez que agrega a este um ponto chave, que é a concretização da presença do agente Maga Vitta no ambiente educacional, como para a área de pesquisa, considerando que aborda aspectos de afetividade do estudante em um ambiente virtual de aprendizagem.


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