PROPOSTA DE UM SISTEMA DE VISÃO COMPUTACIONAL EMBARCADO PARA GERENCIAMENTO DE FLUXO DE VEÍCULOS

LEONEL PABLO TEDESCO, FERNANDO MARTINS MOSER

Resumo


Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em um levantamento realizado em março de 2013, a produção estimada de grãos no Brasil para a temporada 2012/13 é de 183,58 milhões de toneladas, 10,5%, ou seja, 17,41 milhões de toneladas superior ao volume de 166,17 milhões de toneladas produzidas na temporada 2011/12. A região Sul é responsável por 70,651 milhões de toneladas para a atual temporada. Com embasamento nesses dados, nota-se que, com a situação emergente da safra no Brasil, o fluxo de caminhões para transporte de grãos nas estradas e nas unidades armazenadoras de grãos tende a aumentar e, com isso, um sistema ágil para gerenciamento de entrada e saída de caminhões nesses locais se torna cada vez mais importante. Normalmente o reconhecimento dos caminhões nestes locais é feito pela análise de suas placas, manualmente, por um empregado do estabelecimento. Contudo, este trabalho se torna mais eficiente se for automatizado, visto que a cada chegada de caminhão é necessária sua identificação, a qual, nesse modelo atual, encontra-se suscetível a erro humano, que nesse ambiente pode gerar grandes problemas e prejuízos. Este resumo aborda o projeto de um trabalho de conclusão de curso de Engenharia de Computação com o objetivo do desenvolvimento de um sistema de automação, que visa a criação de um padrão de reconhecimento de placas automaticamente com o auxílio de um sistema de visão computacional, em conjunto com a captura e envio de dados do peso de um caminhão sobre uma balança em tempo real, e ainda sua embarcação em um dispositivo portátil. Pode-se notar em trabalhos relacionados que se encontra bastante dificuldade na obtenção de resultados satisfatórios, ainda assim, não são vistos em dispositivos portáteis e se existirem, vêm acompanhado de um custo elevado. Pode-se dividir então este trabalho em três etapas, a primeira referente ao processamento de imagem que consiste na aquisição da mesma, nas técnicas de pré-processamento, segmentação, extração de características, reconhecimento e interpretação, tudo isso aliado a uma base de conhecimento para que se possa chegar ao resultado. A segunda etapa consiste na captura do peso do veículo estacionado na balança através de uma comunicação serial, que acontece simultaneamente ao processamento de imagem e envio dos dados à base de dados. A terceira etapa é referente à embarcação do projeto em um dispositivo portátil ainda não definido, porém com testes ocorrendo no Friendly Arm, que proporciona mobilidade e facilidade na captura de dados nesse tipo de ambiente. O projeto está em andamento e ainda não existem resultados.


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