O RESGATE DO INTERESSE EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DAS OFICINAS DO PIBID

ANDRE DUTRA GARCIA, CARLA CRISTINA KLEIN CREMONESE, MÁRCIA BORGES ASSA, WOLMAR ALIPIO SEVERO FILHO

Resumo


As oficinas de laboratório de Química realizadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), executada na Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás, teve como objetivo resgatar e até mesmo despertar o interesse em química no Ensino Médio (EM). As oficinas acontecem nas sextas-feiras à tarde e abrangem todas as turmas de EM, sendo uma atividade extracurricular. A participação por parte dos alunos é voluntária e se deve a isso o fato do desinteresse apresentado pelo alunado: a frequência é muito baixa em relação ao número de alunos matriculados. A divulgação por parte dos bolsistas e alunos que frequentam a atividade está em andamento devido ao recente ingresso dos bolsistas atuantes no projeto. A proposta inserida na escola pelos novos bolsistas foi realizar um levantamento do interesse em experimentos da área que se torna a parte mais atraente da química; uma mobilização com os professores e supervisores; uma pesquisa do melhor dia da semana para a participação de maior número de alunos. A pesquisa contou com a participação total de 173 alunos do EM. Apontou que o melhor dia da semana para a realização da oficina continua sendo no dia em que já é aplicada (sexta-feira), o principal motivo que leva os alunos a não participarem das atividades é a falta de afinidade com a área da química, os números apontam que cerca de 1/3 dos alunos têm esta opinião formada, seguido de possuírem outras atividades extracurriculares (21%) ou atividade remunerada no turno oposto a aula (20%). Os demais 26% das respostas computadas representam a falta de motivação para oficinas; o desinteresse pela parte prática; não saberem que havia oficina de química; os pais não liberam ou não gostam de se ocupar. Um ponto positivo que foi constatado remete a motivação acerca dos professores e supervisores do PIBID e cerca de 2% dos alunos frequentam as atividades. Paralelamente foi realizado um levantamento dos principais experimentos elencados pelos alunos durante a pesquisa, tendo em vista que apenas 14% dos entrevistados responderam esta questão, colocaram como alternativas: reações químicas e soluções ácido-base; evidenciou-se a ideia que o alunado mantém sobre a química remete a explosões (cerca de 2%), e o mesmo índice sugere experimentos da área da biologia. Observou-se que as respostas dos alunos que já participam das oficinas remetem a boas praticas acerca dos experimentos conduzidos pelos bolsistas, assim tendo boas expectativas para as futuras oficinas. Concomitantemente foi feita uma divulgação das oficinas de química para as turmas de 8ª série, que possuem em sua grade curricular a disciplina de Ciências e para que se mantenha, desde já, o interesse pela química quando alcançarem o EM, fator que poderá aumentar o quorum de participação nas oficinas. Os bolsistas se dão por satisfeitos pelo aumento de no mínimo de 15% de alunos frequentadores regulares das oficinas, pois os experimentos são executados com comprometimento e interesse por parte dos bolsistas e podem abranger mais recursos disponíveis na instituição de ensino (UNISC). Palavras chaves: ensino de Química, resgate do interesse; experimentação


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