QUÍMICA EXPERIMENTAL: UM MANUAL PARA O ENSINO MÉDIO.

CAMILA FRANCO MALIKOVSKY, CAMILA FRANCO MALIKOVSKY, WOLMAR ALIPIO SEVERO FILHO

Resumo


Este trabalho tem como objetivo a confecção de um manual de Química Experimental para o ensino médio. A preparação deste material se dá através da seleção prévia de experimentos, para buscar contemplar a maior gama de conteúdos, diversificando as aulas com atividades experimentais. O foco é voltado à área da Química, buscando os conteúdos mais abordados e trabalhados no ensino médio e tratando a realidade das escolas públicas, que possuem poucos recursos para atividades experimentais necessárias para melhor contextualizar e abordar os conteúdos didáticos. Com a proposta de compilar na forma de um manual, para o uso dos professores e dos alunos de ensino médio, acadêmicos do curso de Química - Licenciatura, da disciplina de Estágio IV da Universidade de Santa Cruz do Sul, selecionaram alguns experimentos aplicados durante suas atividades de estágio com iniciação à docência. Visando a importância da aplicação de atividade prática aos conteúdos estudados em sala de aula, este trabalho é de grande valia e enriquecimento de aprendizagem para o aluno. Também através da experimentação, as aulas de Química e o seu estudo tornam-se mais atraente e menos cansativos, buscando a consolidação do aprendizado de um modo muito mais fácil e atrativo, do que o mesmo sendo trabalhado apenas oralmente. O estudo faz parte de um projeto de extensão, que surgiu a partir de uma disciplina do curso de Química - Licenciatura, em que os acadêmicos constroem uma proposta de laboratório, bem como elaboram o orçamento para equiparem esse laboratório, com os experimentos normalmente simples e de baixo risco operacional, para serem executados em escolas. Estes experimentos estão divididos em três blocos de acordo com a série do ensino médio (1°, 2° e 3° ano do ensino médio). Cada divisão por série contém quinze experimentos, para serem realizados de acordo com os conteúdos normalmente aplicados em cada ano. Em cada um destes experimentos, consta o objetivo desejado de sua aplicação, o procedimento da experiência e algumas indagações que o professor pode utilizar com seus alunos. Para a elaboração desse manual, todos os experimentos sugeridos pelos acadêmicos da UNISC estão sendo executados no laboratório da universidade, observando se os mesmos são didáticos, aproximam a prática do conteúdo, se ocorrem erros ou cuidados necessários para que sua execução seja perfeita. Todos são fotografados para serem anexados juntamente com os procedimentos, ilustrando-os de maneira que o futuro leitor possa replicá-los na escola. Visando a levar a Química de forma concreta e os resultados obtidos nos experimentos, ilustram os principais conceitos de Química das referidas séries. Visando a importância da pratica, para o ensino/aprendizagem de Química, conclui-se que este trabalho será de grande valia para auxiliar os alunos e os professores na observação de fenômenos recorrentes no estudo da Química. Por muitas vezes os alunos já possuírem um "bloqueio mental" quanto à disciplina de Química, torna-se cada vez mais difícil a compreensão dos conteúdos, se apenas falados. A visualização e a prática do que está se estudando aumenta em grande proporção a consolidação da aprendizagem. O diferencial do recurso didático é possibilitar o professor e os estudantes a redescobrir os fenômenos químicos. O exercício da experimentação fica fortalecido e as conexões da aprendizagem com o cotidiano ficam mais visíveis, despertando o aluno para uma compreensão mais efetiva e interdisciplinar.


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