PRESTAÇÃO DE CONTAS AOS PATROCINADORES DA EQUIPE "BAJA DE GALPÃO"

EDSON RICARDO DE MELO, HERNANDO LUIS BURIN MOREIRA, MARCELLY DITTBERRNER HERBETTA, LETICIA DIESEL

Resumo


A equipe "Baja de Galpão UNISC", composta por estudantes de engenharia mecânica e produção, tem como objetivo projetar um carro tipo off-road, para representar a universidade em uma competição em nível estadual e nacional. A equipe conta com o auxílio e supervisão dos professores para desenvolver o veículo e estudar formas de aprimorar o desempenho do mesmo a cada etapa da competição. Como patrocinadores, o Baja de Galpão possui patrocínio máster da própria universidade, a Unisc, que oferece toda sua estrutura para que o projeto possa ser desenvolvido e aprimorado para poder competir em alto nível com as demais universidades concorrentes. Além da Unisc, a equipe também é patrocinada por outras empresas, como fábricas de peças e autopeças, entre outras empresas da região que apoiam e incentivam o projeto. Os patrocínios são dados em valores em espécie por alguns fornecedores e através de peças que serão usadas no carro, troca de manufatura, ferramentas e instrumentos para medição. Atualmente, para prestar conta aos patrocinadores, são feitos checking de veiculação, que são entregues aos patrocinadores em cada semestre, em CD via correio, em que são apresentadas fotos dos eventos e competições em que a equipe "Baja de Galpão" participou com o seu respectivo aproveitamento em cada prova disputada. Com base nisto, foi identificado que devemos prestar contas de uma maneira mais clara e eficaz, para mantermos um relacionamento mais próximo com nossos apoiadores, estreitando o relacionamento através da troca de informações com os resultados encontrados no dia a dia do projeto. Desta forma, propusemos mudar a forma como realizamos esta prestação de contas aos nossos patrocinadores com a finalidade de exemplificar, na prática, qual a finalidade, qualidade e durabilidade de cada componente e recurso por eles oferecidos e aplicados no projeto, dando-lhes a certeza de que seus investimentos estão sendo usados de forma racional e proveitosa, além de serem indispensáveis para o andamento e conclusão do projeto. É de extrema importância que os patrocinadores saibam exatamente o que está sendo feito com suas doações. Com isto, além da melhora na relação de confiança entre patrocinado e patrocinador, as empresas têm conhecimento de como seus recursos estão sendo aplicados e os aprimoramentos que são possíveis no projeto mediante os recursos doados, além do aprendizado proporcionado aos bolsistas. Apresentar planos futuros de investimento e melhorias no carro "Baja de Galpão", indicar aos patrocinadores os pontos fortes e os que podem ser melhorados nos componentes fornecidos são algumas das ideias que teremos a missão de implantar neste novo modelo de prestação de contas. A real finalidade desta prestação de contas é manter a transparência e honestidade com os patrocinadores, visando a um relacionamento mais próximo entre patrocinado e patrocinador, estabelecendo uma melhor relação, maior troca de informações e melhoria contínua para elevar ritmo de desenvolvimento dos componentes e do carro "Baja de Galpão".


Apontamentos

  • Não há apontamentos.