INFLUÊNCIA DO DESEMPENHO NO PROJETO DE UMA AERONAVE

MATHEUS BUENO DA ROSA, PEDRO AUGUSTO ZANATTA DOS PASSOS, VINICIUS JAHN MACHADO, FABRICIO ANTONIO EGERT, JORGE LUIZ RODRIGUES MARQUES

Resumo


O dimensionamento de uma aeronave relaciona diversas áreas do conhecimento. O projeto de desempenho fornece dados que influenciam em todas as outras áreas, utilizando conceitos de física clássica e aplicando métodos de engenharia são feitos dimensionamentos e análises da aeronave. Este trabalho apresenta a influência de desempenho em todo o projeto da aeronave do tipo cargueira radiocontrolada. Através dos dados de desempenho, avaliamos as eficiências e deficiências da aeronave. Para verificar se o motor utilizado satisfaz as necessidades de tração da aeronave foi calculada a potência disponível do motor e a potência necessária do avião, analisando assim a possibilidade de voar com determinado peso. Para analisarmos a tração estática do motor, foi levado em consideração o tipo de hélice, avaliando passo e diâmetro. A que nos disponibilizou maior tração foi escolhida para a aeronave. O projeto de estabilidade requer grandes informações sobre as condições encontradas no envelope de voo. Estas velocidades foram avaliadas baseando-se em referências aeronáuticas. Consideramos a velocidade de decolagem em torno de 15% maior que a velocidade de Estol, pois é uma velocidade segura e, segundo testes com o protótipo, o avião decola antes do limite de pista. A velocidade de pouso é considerada próxima à velocidade de planeio, pois no momento do pouso a aeronave não necessita mais de tração do motor, diminuindo gradativamente sua velocidade até parar. Conforme regulamento da competição SAE Brasil Aerodesign, a aeronave deve pousar no comprimento de pista de 100 metros para validar o voo, analisamos o comprimento de pista necessária baseando-se no peso total de nossa aeronave, pois com um maior peso nossa aeronave tende a chegar na pista de pouso com uma velocidade mais elevada. Entretanto, o próprio atrito das rodas com o solo faz a frenagem dentro dos limites. Foram realizados cerca de 15 testes de corrida e voo com instrumentação de datalogger, para obter maior desempenho da aeronave. Analisamos as velocidades máximas atingidas em solo, verificamos a distância necessária para seu pouso e, a partir de dados obtidos através de GPS, conseguimos obter suas velocidades em todas as condições dos voo. A condição de voo da aeronave gera os esforços que ela precisa suportar sendo estes dados repassados ao projeto estrutural. O desempenho da aeronave foi avaliado e conferido na prática. Devido à sua importância nos dimensionamentos das outras áreas, a integração do projeto foi de fundamental importância bem como a precisão dos estudos.


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