A INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS: FASCÍNIO E SUPERAÇÃO

DEOCELIA DA ROSA ALBANUS, ARTHUR KNIPHOFF DA CRUZ, EMIGDIO HENRIQUE C ENGELMANN

Resumo


O projeto "Unisc - Inclusão Digital" (UID), auxilia a comunidade através de oficinas de informática para crianças e adolescentes, adultos e para a terceira Idade. O projeto atende à Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. No primeiro semestre do ano de 2013, auxiliou 45 idosos na socialização com a rede mundial de computadores. O perfil do aluno idoso caracteriza-se por ser aquele que tem pressa para aprender, enquanto alguns querem aprender o básico da informática como, por exemplo, iniciar a digitação de um texto simples, ou simplesmente desenhar, treinando com o mouse no editor de desenhos Paint. Outros necessitam de comunicação virtual para conversar com seus filhos e netos pela internet. Uma revisão do conteúdo da aula anterior é imprescindível a cada novo encontro. De acordo com o Capítulo V do "Estatuto do Idoso - Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer", Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, segundo o § 1º do Art. 21 que menciona que "os cursos especiais para idosos incluirão conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, para sua integração à vida moderna". Assim, o projeto UID é evidenciado no "Estatuto do Idoso", visto que, as oficinas do projeto destinam-se à inclusão do idoso na sociedade tecnológica, modernizando ao máximo e de acordo com as possibilidades individuais de cada idoso. O projeto ainda trabalha o carinho, a amizade e o acolhimento com os alunos, para um envelhecimento com qualidade de vida. As oficinas são organizadas em reuniões com os professores coordenadores do projeto e materiais didáticos são preparados de acordo com as necessidades dos idosos. Os que querem comunicar-se com o mundo, seja com amigos distantes que há anos não se encontram ou com os filhos e netos que por ventura moram longe. Sendo assim, o que a maioria dos alunos idosos procura nas oficinas de informática do projeto é que a internet os aproxime dos familiares e amigos, através das redes sociais de forma mais fácil e moderna. Afinal, por que eles precisariam aprender as ferramentas mais específicas de um editor de texto? Quando eles irão aplicar o aprendizado? É sustentável que num primeiro momento apenas para escrever e treinar a utilização do teclado do computador, se possa aceitar o editor de textos como auxílio preparativo para a futura escrita em interação com demais internautas. O aprendizado dos idosos, durante o uso do computador e suas tecnologias é um misto de alegria, entusiasmo e superação. O mesmo ganho acontece para o bolsista que atua na extensão junto aos idosos, pois a forma de trabalho não é apenas uma fórmula a ser seguida, mas conta com a dimensão fascinante da troca de experiências que se dá no encontro de diferentes idades (idoso-bolsista) e no mesmo desejo de conhecer sempre e conhecer mais. O projeto "Unisc -Inclusão Digital" vem atuando há sete anos com idosos e os resultados são positivos. Desta forma, pretende-se dar continuidade ao trabalho em 2013.


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