RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PET NA VIDA ACADÊMICA DO ESTUDANTE INSERIDO NO CEREST/VALES

Raquel Emmel Lopes, Jackson Caldas Wittmann, Bruno Furini Puton, Júlia Werns Roos, Felipe Barbosa Busnello, Natália Rocha de Morais, Vivian Rubert Puntel, Ana Zoé Schilling

Resumo


Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é subsidiado pela parceria formada entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), além de o Ministério da Saúde, da Secretaria de Educação Superior (SESu) e do Ministério da Educação e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD/GSI/PR). O PET-Saúde conta com a participação de preceptores, tutores e alunos e tem como alvo ações interdisciplinares visando à integração ensino-serviço-comunidade. O programa atual é integrado pelo projeto GraduaSUS, e os projetos devem propor ações que busquem desenvolver mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais; qualificação dos processos de integração de forma articulada entre o SUS e as instituições de ensino e articulação com projetos do Ministério da Saúde e do MEC. As ações precisam envolver atores do SUS e da comunidade acadêmica como professores, estudantes, usuários, gestores e profissionais da saúde. Através do PET Grupo Vigilância Epidemiológica, foram organizadas visitas às diferentes áreas do SUS, entre elas ao CEREST/Vales, na qual foi possível conhecer as dependências, funcionamento e áreas de atuação. O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região dos Vales (CEREST/Vales) tem sua sede no município de Santa Cruz do Sul, mas abrange 68 municípios da 2ª, 8ª, 13ª e 16ª Coordenadorias Regionais de Saúde e atua na assistência da saúde do trabalhador, visando atenção integral à saúde, com ações de promoção, prevenção, tratamento, diagnóstico, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, atuando como subsídio aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Estes serviços são oferecidos independentemente do vínculo empregatício e do tipo de inclusão no mercado de trabalho. Objetivo: Relatar a importância do PET GraduaSUS para o aprendizado na vida dos acadêmicos da saúde inseridos no CEREST/Vales. Metodologia: Relato de experiência de acadêmicos durante visita ao CEREST/Vales através do PET, envolvendo uma dinâmica entre tutores, preceptores e acadêmicos, na qual foram discutidas ações que são colocadas em prática neste serviço. Resultados: A realização da visita ao CEREST/Vales possibilitou discutir sobre funcionamento, atuações e interações com os profissionais, bem como o conhecimento do usuário da rede sobre os serviços de saúde. Dentre os caminhos que se constroem e o que se deseja para o PET, a interdisciplinaridade é um fator essencial para que o acadêmico possa discutir, observar situações de trabalho e compartilhá-las com os demais profissionais de outras áreas, bem como professores e funcionários, compreendendo os usuários da rede de saúde como um todo e fornecendo, dessa maneira, informações necessárias sobre os direitos que os mesmos possuem, como fiscalização e monitoramento de como controlar e manter sua saúde. Conclusão: O PET tem grande importância na vida do acadêmico, pois oportuniza o aprofundamento do conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde, apontando para a pertinência da busca pela prevenção e promoção da saúde. Ressalta-se, ainda, o viés da interdisciplinaridade com a integração do aluno com profissionais já formados e com os que ainda estão em formação.


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