RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA DISCIPLINA DE INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Júlia Schoenherr, Patrick Severo, Ana Zoé Schilling da Cunha

Resumo


O trabalho é um relato da experiência de uma atividade da disciplina Intervenções de Educação em Saúde, que ocorreu no primeiro semestre de 2016, vivenciada por estudantes do curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de atividade prática de disciplina desenvolvida em uma escola do município, abordando o tema educação para a saúde. A atividade foi realizada em duas etapas, no segundo semestre de 2016, em uma escola da rede pública de ensino de Santa Cruz do Sul, para quinze estudantes. Foram planejadas, esquematizadas e executadas por seis alunos do Curso de Enfermagem. Primeiramente, os acadêmicos foram conhecer a escola e saber dos estudantes quais assuntos gostariam que fossem trabalhados numa perspectiva de educação para a saúde. Também foi deixada uma caixa, onde os alunos foram convidados a depositar por escrito suas dúvidas sobre o tema, durante um período de quatorze dias. A atividade foi desenvolvida com uma turma de estudantes do oitavo ano em uma escola do bairro Belvedere. A temática adotada foi escolhida pelos próprios estudantes. No dia 14 de junho, aconteceu o segundo momento, quando os acadêmicos fizeram uma dinâmica conhecida como “cadeia de reprodução”. Após a dinâmica, foram apresentadas palestras sobre os seguintes temas: doenças sexualmente transmissíveis, sexualidade, higiene intima e métodos contraceptivos. Também foi realizada uma demonstração de como usar corretamente os preservativos masculino e feminino em modelos anatômicos da genitália de ambos os sexos. Ao final da apresentação os estudantes foram divididos em dois grupos, para uma competição entre equipes, quando foram feitas perguntas sobre os temas apresentados. O grupo que ganhou a competição, assim como o segundo colocado receberam prêmios. Houve também distribuição de preservativos e de folders, todos de autoria do Ministério da Saúde. Em virtude do que foi mencionado, percebemos que a disciplina tem um papel muito importante na enfermagem, pois nos mostra que a enfermagem vai além do âmbito hospitalar, inserindo-se na comunidade, prevenindo e educando para a saúde das pessoas desde cedo. Participar dessa disciplina, organizá-la e desenvolvê-la foi um grande aprendizado. O trabalho nos surpreendeu, indo além das nossas expectativas. Receber o carinho dos estudantes foi muito gratificante, pois fomos bem recebidos e ouvidos. Aprendemos com o próprio trabalho a superar nossos medos e anseios.

Palavras-chave: Intervenções de Educação em Saúde; Escola; orientação.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.