LABORATÓRIO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE (LAFISA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ANO DE 2016

Vanessa Moniquelli Gomes, Letícia Borfe, Miriam Beatrís Reckziegel, Hildegard Hedwig Pohl

Resumo


A atividade física é uma ação fundamental e indispensável na vida das pessoas, contribuindo na manutenção de uma vida saudável, proporcionando benefícios físicos, psicológicos, sociais e mentais, além de atuar na prevenção e recuperação de doenças. Nesse aspecto, a avaliação física é uma ferramenta eficaz que possibilita identificar possíveis fatores de risco de doenças, analisar e acompanhar o desempenho esportivo, acompanhar as alterações de peso ou do percentual de gordura, avaliar a capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade, força e resistência muscular. Proporciona informações que possibilitam redirecionar ações de acordo com a necessidade de cada sujeito, obtendo subsídios para a prescrição de exercícios físicos individuais, levando em consideração a intensidade, a duração e a frequência desta prática. Nesta perspectiva, o laboratório de atividade física e saúde - LAFISA é um espaço coletivo que integra a estrutura física necessária para o desenvolvimento de avaliações físicas em atividades de extensão, de pesquisa e, principalmente, de ensino, através de aulas práticas das disciplinas de Avaliação Funcional, Cineantropometria e Fisiologia do Exercício. Visando o desenvolvimento das atividades pedagógicas e o aprendizado dos acadêmicos, além de disponibilizar o empréstimo de materiais para as atividades acadêmicas extraclasse. O objetivo deste relato é descrever as atividades realizadas no LAFISA no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, ressaltando as ações de ensino de graduação, no primeiro semestre de 2016. A coleta de dados constou da análise dos registros em agendas, fichários e do número de acadêmicos participantes das aulas nas disciplinas de Avaliação Funcional e Cineantropometria, do Curso de Educação Física e Fisiologia do Exercício, dos cursos de Educação Física e Fisioterapia, bem como da descrição de empréstimo de materiais por discentes e docentes da área, de atividades de pesquisa e de extensão que ocorreram no Laboratório. Os resultados indicam que no primeiro semestre de 2016, 402 sujeitos utilizaram o LAFISA, 156 em projetos de extensão e pesquisa, 160 alunos nas aulas práticas e 86 com empréstimo de materiais. As disciplinas com maior utilização do laboratório em aulas práticas foram Avaliação Funcional e Cineantropometria, uma vez que as duas visam à formação dos acadêmicos de Educação Física na prática da avaliação física. Outras atividades que ocorreram, neste semestre, foram às avaliações dos projetos de pesquisa: “Triagem de fatores de risco relacionados ao excesso de peso em trabalhadores da agroindústria usando novas tecnologias analíticas e de informação em saúde - fase II”; “Novas abordagens em biodinâmica humana para diagnóstico de obesidade, fatores de risco cardiometabólicos e diferenciação hematológica em trabalhadores e escolares”; e o projeto de extensão “Avaliação funcional para a comunidade”, este último prioritário nas ações desenvolvidas no Laboratório e que oferece serviços à comunidade acadêmica e, em geral, a atletas e ações sociais como o Projeto Pupilo. Como considerações finais, destaca-se que o LAFISA atende à demanda para a qual foi destinado de forma eficaz e, por conseguinte, denota grande importância na formação dos acadêmicos e dos envolvidos nas atividades de pesquisa e extensão, visto que a experiência das atividades práticas proporciona um enriquecimento dos conhecimentos teóricos, possibilitando aprendizado técnico-científico e humano, com foco na responsabilidade social.
Palavras-chave: LAFISA; atividade física.

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