DANÇA DE SALÃO PARA COMUNIDADE E FUNCIONÁRIOS DA UNISC

Anderson Luis da Silva Souza, Sâmara Machado Bittencourt

Resumo


Introdução: O "Programa Dançar", da Universidade de Santa Cruz do Sul, ligado à PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRAUDAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO, COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO, procura aproximar a comunidade com a universidade e seus acadêmicos através dos projetos de extensão. Oportuniza o acadêmico da Educação Física a conviver com a comunidade através do programa, acompanhado pelo seu orientador, participando em todos os aspectos do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo desse trabalho é proporcionar uma atividade física, saudável, alegre, descontraída, buscando ajudar os participantes das aulas a fugir do stresse do cotidiano, difundir a dança de salão, como uma alternativa de diversão para os alunos. Método para desenvolver esta atividade de dança é teórico e prático, em que o bolsista ministra suas aulas, ensinando passo a passo os movimentos, postura, expressão facial que seus alunos devem manter durante o ritmo desenvolvido. As aulas são compostas pelos ritmos bolero, samba, soltinho, forró, zouk, sertanejo universitário. No decorrer das aulas, o bolsista procura até o final do programa passar os dez passos básicos de cada ritmo e suas combinações e variações de movimentos combinados ou não. A cada aula é ministrado dois ritmos de dança e o primeiro é mais trabalhado com os alunos, em torno de quarenta minutos de aula, já o segundo ritmo que fica com um tempo de vinte minutos, é mais um resumo do que será trabalhado na próxima aula. As aulas tem duração de uma hora, uma vez por semana, e o bolsista na primeira parte faz a introdução de como será realizada a aula, em seguida, é feito um aquecimento com uma música e todos seguem os movimentos do bolsista individualmente, depois, mais um aquecimento, agora com o bolsista falando os movimentos e apenas os alunos fazendo a execução. Após, é enfatizado pelo bolsista os principais passos trabalhados na aula, com cada aluno em grupo e após individual, após o bolsista se certificar de que a turma está confiante e apta para dançar em pares é feito o enlace dos alunos cavalheiros com damas, dançando assim a música em pares, sempre com a orientação do bolsista corrigindo individualmente, se necessário os movimentos exigidos, postura dos alunos, expressão facial. Fazendo uma troca de pares em certos momentos da música para que haja a integração de todos e para que eles percebam que cada pessoa tem um jeito para dançar, inclusive com o bolsista e seu professor orientador.

Através de questionários, os resultados alcançados foram a satisfação dos alunos em conseguir realizar os passos pelo ritmo exigido, através da dança, alguns se sentiram mais desinibidos, melhor relacionamento numa atividade em grupo, ajuda a tirar o medo a timidez, conhecer novos ritmos de dança . Para alguns alunos é uma fonte de prazer aliada ao lazer, bem estar, que proporciona interação, saúde física e mental, percepções (espaço e tempo), coordenação dinâmica geral.

Chegou-se a conclusão que a Dança de Salão traz muitos benefícios aos seus frequentadores. Como este programa teve muitos aspectos positivos conforme citados anteriormente é imprescindível que a UNISC continue mantendo o programa e sempre que possível ampliando-o.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.