TRABALHO INFANTIL E SERVIÇO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL DE NÍVEL IV, REALIZADO NO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL DE SANTA CRUZ DO SUL

Carlos Stavizki Junior, Maira Meira Pinto

Resumo


O curso de Serviço Social da UNISC possui quatro níveis de estágio supervisionado em sua grade curricular, os quais visam capacitar o acadêmico a exercer uma postura crítica e reflexiva da realidade social, constituindo um momento único para a formação profissional. Este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências e conclusões obtidas durante a elaboração, planejamento e execução do Projeto de Intervenção do autor, orientado pela Drª Maira Meira Pinto, na disciplina de estágio supervisionado em Serviço Social IV. Este estágio da formação acadêmica proporciona ao estudante a inserção na prática profissional, possibilitando o contato com uma realidade concreta e contraditória do campo de estágio e da política social na qual este se insere. O Relatório de Estágio Supervisionado em Serviço Social de nível IV trata-se de uma das etapas obrigatórias para conclusão do Curso de Serviço Social da UNISC, no qual o estudante deve apresentar a avaliação do projeto social elaborado e executado por ele em seu campo de estágio. O autor executou seu estágio supervisionado no Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Santa Cruz do Sul (CREAS Acolher), atuando junto ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) durante o período de agosto de 2014 a junho de 2016. Neste processo pode experimentar as diferentes abordagens e técnicas de intervenção na realidade profissional do Assistente Social para crianças, adolescente e famílias encaminhadas ao serviço pela problemática do Trabalho Infantil. Com o objetivo de promover um espaço de crítica e autocritica a cerca das ações planejadas pelo estagiário, o relatório visa documentar o processo de aprendizagem profissional para além da teoria, mas trazendo conhecimentos empíricos adquiridos ao longo da graduação. Para dar conta desse desafio utilizou-se como metodologia a análise de dados, a partir dos registros do autor em seus diários de campo e relatórios descritivos processuais, conforme normativas da disciplina de estágio supervisionado em Serviço Social, além da própria elaboração de um Relatório Final de Estágio IV, no qual podem ser apresentadas as conclusões acerca do processo de formação do acadêmico. Os resultados obtidos com esta análise identificam que o estagiário em Serviço Social foi capaz de utilizar o instrumental técnico do Assistente Social em suas intervenções, compreendendo os processos de trabalho na medida em que exercitava a intervenção profissional. O estágio curricular obrigatório em Serviço Social, mostrou-se primordial para a formação acadêmica e profissional, não apenas para conhecer o trabalho do assistente social, mas para capacitar e desafiar o estudante a exercitar a execução dos processos de trabalho do Assistente Social, ainda em seu período de formação. Além disso, o exercício traz confiança e autonomia para o estudante, que teve a oportunidade real de transformação do campo de estágio, na medida que pôde intervir na realidade, tanto das famílias e usuários que pode acompanhar quanto da equipe multidisciplinar do CREAS Acolher.


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