APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM COOPERATIVAS: PROJETO COCAMARP

Gabriele Tworkowski, Leticia Schramm Arend

Resumo


Meu trabalho como bolsista da UNISC está sendo desenvolvido no período de abril a dezembro de 2016, na Cooperativa de Catadores e Recicladores de Rio Pardo (COCAMARP), onde realizo visitas à sede uma vez na semana, com o objetivo de auxiliar os cooperados em sua gestão. Esta é uma entidade sem fins lucrativos, constituída por trabalhadores organizados na triagem de materiais recicláveis, coleta seletiva solidária e comercialização dos materiais em rede. A Coleta Seletiva Solidária é realizada em 6 bairros de Rio Pardo/RS (Centro, Ramiz Galvão , Bairro Guerino, Jardim Boa Vista, Fahrion, Fortaleza) e além de atender, uma vez na semana o Parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey . Os catadores que recolhem os resíduos em escolas, residências, instituições, empresas e comércio são identificados com coletes verdes, assim como os carrinhos e o caminhão.

Objetivos: Acompanhar as atividades administrativas, elaborar planilhas e gráficos de acompanhamento. Auxiliar na divulgação do trabalho dos cooperados, através de ações como a criação de selo para as empresas parceiras e também folders de divulgação da coleta seletiva. Elaboração de ficha de leitura, elaboração de relatórios das atividades desenvolvidas, participação em seminários e reuniões.

Metodologia: Como metodologia está o auxílio em digitação de dados, leituras em sites e livros sobre os catadores e de como as cooperativas se organizam financeiramente e participação em reuniões e seminários,

Resultados: Como bolsista do projeto de aprendizagem colaborativa em cooperativas, tive como tarefa atender as atividades propostas pelos cooperados e pela coordenação do projeto., tais como: divulgação da cooperativa na rádio Mais FM com o objetivo de buscar novos apoiadores; criação de planilha com intuito de uma melhor gestão financeira, proporcionando também maior transparência junto aos cooperados; criação de slides para apresentação em escolas; criação de selo e folder sobre a coleta seletiva solidária.

Conclusões: Como bolsista procurei atingir os objetivos do projeto, buscando a interação da UNISC com a comunidade local através da difusão sobre o conhecimento de cooperativas. A COOCAMRP necessita de apoio para consolidar-se como cooperativa no município de Rio Pardo e, através das atividades desenvolvidas pelo projeto, a cooperativa está ampliando sua atuação e estabelecendo uma parceria com a prefeitura do município.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.