DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DE UMA PADARIA E CONFEITARIA

Sandra Duarte da Silva, Patrícia Kothe

Resumo


O mercado de produtos e serviços vem sofrendo mudanças significativas e a cada dia torna-se mais competitivo. Desta forma, observou-se que realizar um diagnóstico organizacional é de suma importância para uma empresa, pois é através deste que se apura o potencial ou as dificuldades da mesma, possibilitando estabelecer estratégias para acompanhar e identificar os seus diferenciais competitivos e as melhorias necessárias, a fim de acompanhar a concorrência. Este trabalho foi realizado em uma Padaria e Confeitaria, na qual pôde-se identificar que esses estabelecimentos deixaram de ser aquele lugar aonde o cliente vai apenas para comprar pães, biscoitos e bolos. Eles transformaram-se em centros de convivência e serviços, mostrando ser uma oportunidade e tendência de mercado e tornando a vida das pessoas mais prática. Logo, estão entre os setores econômicos mais promissores do país. O presente estudo teve por objetivo desenvolver um diagnóstico do ambiente interno da empresa identificando quais são os seus pontos fortes e fracos, como também quais são as oportunidades e ameaças encontradas em seu ambiente externo, para assim poder desenvolver uma matriz Swot com as principais variáveis que afetam o desenvolvimento da empresa. Como metodologia de estudo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, através de um estudo de caso, tendo por objetivo um delineamento descritivo-exploratório. Os dados qualitativos foram coletados através de entrevistas com a proprietária do estabelecimento e gerentes de algumas áreas e também utilizando-se de observação simples e análise de documentos. Como resultados, pôde-se observar as forças que a organização possui, dentre elas sua prioridade que é oferecer produtos com qualidade e o atendimento ao cliente, dispondo de um amplo espaço e um local de fácil acesso na cidade. Porém, a empresa tem algumas coisas a melhorar como a implantação de sistemas mais automatizados e que venham a evitar muitas vezes o desperdício de insumos e conseguir controlar melhor o seu estoque. Também a organização tem várias oportunidades como possuir uma grande fatia do mercado devido ao fechamento de alguns concorrentes por causa da crise econômica, ter bons fornecedores, que atendem a seus prazos e necessidades e vir a colocar também internet livre (wi-fi) para os clientes. Mas possui algumas ameaças como a empresa não possuir estratégias para fidelização de clientes, diminuição da população da cidade, dentre outros fatores. Este estudo conclui que com este importante instrumento de gestão, que é o diagnóstico organizacional, a empresa pode observar onde precisa de melhorias e formular estratégias e planos de ação para atingir os seus objetivos e uma melhor forma de atender à comunidade.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.