PROJETOS DE VIDA: A INTEGRAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA E PRÁTICAS DE EXTENSÃO NO CAMPO EDUCACIONAL

Franciene Senna Dias, Marianne Louzada Machado, Cássia Andrada de Paula, Juliane Pedroso

Resumo


O Projeto de Extensão Rumos para a Educação Superior e Integração ao Mercado de Trabalho é desenvolvido pelo Programa Unisc-Escola em parceria com outros Setores, alunos e professores da UNISC. O projeto foi criado em 2013, com o objetivo de aproximar a Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC dos estudantes do Ensino Médio das Escolas Públicas da Região, priorizando o atendimento às escolas nas quais há um grande número de estudantes em situação de vulnerabilidade social. O “Rumos” propõe-se a construir um processo de busca ativa de estudantes com perfil para ingressar no Ensino Superior com bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos – ProUni. Considerando a dimensão dos objetivos do Projeto, foi preciso estruturar as atividades de forma dinâmica e coerente com o contexto social e as demandas identificadas nas Escolas Públicas. Na primeira edição do Projeto foram atendidos somente os estudantes do último ano do Ensino Médio. Nesse ponto, tornou-se clara a necessidade de atender aos estudantes desde o primeiro ano do Ensino Médio, buscando contribuir com a redução dos índices de evasão escolar, tão altos nas Escolas Públicas. A partir dessa definição, o “Rumos” passou a ser desenvolvido por uma equipe interdisciplinar e, para cada ano do Ensino Médio, um objetivo específico foi delimitado. Para as turmas de primeiros anos o planejamento e a execução das atividades ficaram sob a responsabilidade de acadêmicos do curso de Psicologia e a temática abordada foi a criação de projetos de vida, justamente para estimular os estudantes a pensarem na possibilidade de concluir o Ensino Médio e continuar se qualificando. O objetivo específico do trabalho que é desenvolvido com as turmas de 1º anos do Ensino Médio, busca proporcionar momentos de reflexão dos alunos acerca de suas perspectivas em relação à continuidade no ensino e conclusão dos estudos secundários. As formas de aplicação dos objetivos se deram através de oficinas periódicas, constituídas por dinâmicas, pensadas através das demandas emergentes nas escolas sobre a necessidade encontrada pelos alunos em ter momentos de diálogo, troca de saberes e expressão. Durante o período de aplicação das oficinas, foi possível perceber a importância desses espaços de trocas e escutas, que proporcionaram aos estudantes momentos de metarreflexão sobre si mesmos e sobre suas relações interpessoais. Além disso, fizeram com que os mesmos repensassem sobre seus medos, sonhos e projetos futuros. Muitos dos alunos atendidos estão expostos a diversas questões sociais complexas, que os impedem de cogitar a possibilidade de ingressar no ensino superior. A conclusão do Ensino Médio já é muito mais do que seus pais conseguiram. Nesse contexto, o trabalho realizado pelas acadêmicas do curso de Psicologia está se configurando como um processo de resgate, de inclusão e de pertencimento. Além disso, traz um suporte a mais às escolas no trabalho de estimular os alunos a seguirem em frente em meio a tantas adversidades do cotidiano. Independentemente da realidade social em que sobrevivem, os estudantes são estimulados a sonhar, a desejar um futuro diferente, a se sentirem capazes de buscar algo melhor para si e para suas famílias. E, nessa jornada, a subjetividade de cada indivíduo é potencializada para que os aspectos positivos se sobressaiam e o grupo seja fortalecido, o que mostra a amplitude de alcance do projeto e o quão se faz necessário sua continuidade para contribuir cada vez mais com a educação.

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