BIBLIOTECA ESCOLAR: O DESEJO DE UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO

Reinaldo Valdez Rodrigues da Silveira, Angela Cogo Fronckowiak, Bruna Gabriela Pereira Silva, Elemar Ghisleni

Resumo


O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UNISC tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos das licenciaturas experiências dentro do contexto escolar. O projeto possibilita tornar profissionais mais qualificados e com pensamento crítico em relação a si mesmos no que diz respeito à profissão de educador. É através do PIBID que se apresentam experiências concretas e se é colocado em contato direto com a realidade das escolas. Neste ano de 2016, começou-se a atuar na Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás, localizada no centro da cidade de Santa Cruz do Sul. Através do PIBID, o trabalho de organização das bibliotecas escolares vem dando certo e mostrando excelentes resultados. Com base em relatos de projetos de gestão de biblioteca em outros espaços de ensino, a escola Goiás percebeu a necessidade de se atuar nesse ambiente, para que ele fosse revitalizado e, posteriormente, realizarmos um trabalho de contação de histórias com os estudantes dos anos iniciais, favorecendo o letramento amplo e literário. O objetivo, enquanto gestores, é reorganizá-la e, em seguida, criar uma biblioteca infantil, proporcionando à comunidade escolar um espaço de fácil acesso aos livros literários e de pesquisa e, ao mesmo tempo, um ambiente que seja favorável à formação de novos leitores. Nesse contexto, procurou-se criar prateleiras com caixas de frutas, pintando-as com diversas cores, disponibilizar aos estudantes uma espécie de mala contendo dicas de leitura semanais, confeccionar cenário para um teatro de fantoches com caixas de papelão e papel pardo. O desejo é de que os estudantes se apropriem dos textos lidos através do dizer - de acordo com Elie Bajard (2001), o dizer pode ser uma atividade comunicativa oral que coloca um texto escrito em jogo. Assim, apreende-se que não se pode ler um texto sem construir sentidos, muito menos, escrever sem produzir textos. Além de da preocupação com o espaço físico da biblioteca, também buscou-se fazer uma seleção dos livros disponibilizados aos estudantes dos anos iniciais. Nessa seleção, levou-se em conta a qualidade desses livros e o estado de conservação em que se encontram, obedecendo aos critérios de descarte do Manual de Biblioteca disponibilizado às escolas pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Ao longo do semestre, pôde-se observar o quanto é difícil para a escola perceber que a biblioteca é um espaço vital para a formação dos educandos. Enfrentaram-se alguns entraves que impediram a realização plena do trabalho. Mesmo assim, esperam-se, com esta contribuição e envolvimento, ter sido mediadores e facilitadores no encontro entre livros e leitores e que a biblioteca se torne um espaço democrático e prazeroso.


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